Durante toda a semana o Memorial receberá visitas de estudantes de escolas particulares, faculdades e da rede pública de ensino municipal e estadual, incluindo das cidades do interior como: Marechal Deodoro e Santana do Ipanema.
O Memorial Pontes de Miranda, museu da Justiça do Trabalho de Alagoas, preparou para o período de 14 a 18 de maio uma programação especial comemorando a 5ª Semana Nacional dos Museus.
Na próxima segunda-feira,14, serão abertas as exposições: “Museus de Alagoas” e “As Esculturas Utilitárias”. Ambas serão realizadas no térreo do edifício sede do TRT, a partir das 16h, e permanecerão abertas ao público até o dia 30 de maio.
Na terça-feira, 15, a programação continua com a palestra "O meio ambiente cultural e o tombamento como recurso de proteção ao patrimônio edificado", a ser ministrada pelo promotor de Justiça Francisco Albuquerque, às 10h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa).
Durante toda a semana o Memorial receberá visitas de estudantes de escolas particulares, faculdades e da rede pública de ensino municipal e estadual, incluindo das cidades do interior como: Marechal Deodoro e Santana do Ipanema.
A exposição “Museus de Alagoas” trará imagens e informações sobre 60 instituições culturais do Estado e a mostra “As Esculturas Utilitárias”, do artista alagoano Paulo Ney, retrata em peças e telas do escultor de Santana do Ipanema o cotidiano da vida do sertanejo.
Sob o tema “Museus e Patrimônios Universal”, a Semana é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceira com diversas instituições culturais de todo o País, com o objetivo de evidenciar a variedade cultural dos museus brasileiros. Nos dias do evento, cerca de 460 museus de todas as regiões do país estarão desenvolvendo mais de 1.400 atividades.
A coordenadora do Memorial, Gisela Pfau, destaca a importância dessa iniciativa para o Estado. “Ninguém sabe que em Alagoas existem 60 museus. A intenção é justamente mostrar para a sociedade o número de opções culturais que estão à disposição de todos. A identidade do nosso país está retratada dentro dos nossos museus, que precisam e devem ser divulgados”, enfatizou.
Desde a sua fundação, no ano de 1994, o Museu da Justiça do Trabalho participa de ações de fomento à cultura no Estado de Alagoas, promovendo anualmente diversos eventos culturais e divulgando aspectos relevantes da vida e obra de um dos maiores juristas do Brasil e do mundo – Pontes de Miranda. O Projeto A Escola vai ao Museu já trouxe ao Tribunal mais de 5 mil estudantes de escolas públicas e particulares da capital e do interior, além de vários jovens assistidos por diversas ONGs que atuam no Estado.