Categorias: Saúde

Sesau abre vacinação contra hepatite B no Cepa

A campanha terá como alvo os mais de 10 mil alunos do Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB), no Farol, o maior complexo educacional do Estado, a partir das 8h.

Uma ação conjunta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio das coordenações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e do Programa Estadual de Hepatites Virais, em parceria com a 15ª CRE (Coordenadora Regional de Educação), realiza de hoje até a próxima sexta-feira, 25, uma campanha de vacinação contra Hepatite Vírus B.

A campanha terá como alvo os mais de 10 mil alunos do Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB), no Farol, o maior complexo educacional do Estado, a partir das 8h.

O objetivo da campanha, segundo explicou Fernando Barreiros, coordenador do Programa Estadual de Hepatites Virais da Sesau, é prevenir os adolescentes, que nesta faixa etária tornam-se mais vulneráveis à doença, visto que é na adolescência que acontece o início da atividade sexual.

A Hepatite B, de acordo com Fernando Barreiros, é uma das principais causas de cirrose hepática e câncer de fígado no mundo. A transmissão se dá através do contato sexual sem o uso de preservativos, do compartilhamento de agulhas contaminadas em usuários de drogas injetáveis; do compartilhamento de escova de dentes, de barbeadores, lâminas e materiais de uso em salão de beleza (alicates, espátulas); de tatuagens e piercings feitos com agulhas contaminadas, e de gestante infectada com o vírus para o filho.

A campanha será realizada em três etapas, tendo em vista a necessidade da utilização de três doses da vacina para imunização completa de cada indivíduo. “Faremos uma ação integrada das Secretarias de Saúde e de Educação, obedecendo ao calendário escolar, informou a coordenadora do CEAGB, Maria Márcia Vieira Dantas, acrescentando que a segunda dose da vacina está programada para o mês de junho, enquanto a terceira e última dose será aplicada em novembro de 2007.