Foram abordados aspectos como desenvolvimento regional, turismo e cultura e cooperação universitária. Para o secretário Osvaldo Viégas, o encontro foi importante, porque o Nordeste participa de forma mais efetiva de articulações no Mercosul, que podem resultar em futuras parcerias.
O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, representando o governador Teotonio Vilela Filho, participou do encontro dos governadores do Nordeste brasileiro com os governadores das províncias do Noroeste argentino, em Buenos Aires, nos dias 18 e 19. Também participaram da comitiva alagoana a reitora da Ufal, Ana Dayse Dórea, e o diretor-geral do Cesmac, Douglas Apratto.
Os temas centrais do encontro foram a cooperação e a interação entre as duas regiões, no âmbito do Mercosul. Foram abordados aspectos como desenvolvimento regional, turismo e cultura e cooperação universitária. Para o secretário Osvaldo Viégas, o encontro foi importante, porque o Nordeste participa de forma mais efetiva de articulações no Mercosul, que podem resultar em futuras parcerias.
Ao final do evento, os representantes dos dois países assinaram a “Agenda de Tucuman”, uma espécie de protocolo de intenções de colaboração, em que o Noroeste argentino e o Nordeste brasileiro se propõem a trabalhar a cultura sem descuidar dos valores históricos, da identidade regional, dos usos e costumes e de seus próprios saberes e fazeres.
A “Agenda de Tucuman” também considera que o Noroeste argentino e o Nordeste Brasileiro devem pautar-se pela sustentabilidade na área de turismo. Pelo entendimento firmado na agenda, o turismo e a cultura são fatores de inclusão social e contribuem para a redução da pobreza e para a geração de emprego e renda.
Na área de desenvolvimento regional serão considerados prioritários os temas energia e biocombustíveis; agropecuária, em particular, a agricultura familiar; a pecuária bovina, caprina e ovina; irrigação; biotecnologia; produção de alimentos e demais iniciativas que visem aumentar o valor agregado na cadeia produtiva do agronegócio.
O encontro em Buenos Aires foi articulado pelo ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia.