Concorreram a esta edição profissionais e estudantes universitários com trabalhos veiculados em 82 veículos nacionais e regionais, entre emissoras de rádio e TV, jornais e revistas de todo o País, envolvendo o tema “O papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas”.
Alagoas teve dois premiados no Prêmio BNB de Jornalismo 2006, que dividirão o valor de R$ 5.000,00: Marcelo Albuquerque de Lima, do jornal Gazeta de Alagoas, na categoria Estadual Mídia Impressa – Foto, com a foto “Com o futuro nas mãos”, e Waldson de Souza Costa, do O Jornal, na categoria Estadual Mídia Impressa – Texto, com a matéria “Criadores apostam em búfalos para incrementar agroindústria”.
O prêmio será entregue pelo superintendente estadual do BNB em Alagoas, José Expedito Neiva Santos, nas redações dos respectivos jornais.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados, em Fortaleza, foi lançado o Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2007, que destinará R$ 122 mil aos melhores trabalhos jornalísticos sobre Desenvolvimento Regional, divulgados ao longo deste ano.
Distribuído nas modalidades nacional, estadual e universitário, além de um prêmio especial disputado por matérias veiculadas em cidades com menos de 100 mil habitantes, o Prêmio BNB de Jornalismo 2006 abrangeu premiações no total de 105 mil, dos quais R$ 40 mil distribuídos aos quatro melhores trabalhos das categorias Rádio, TV, Jornal e Foto, em nível nacional, no valor de R$ 10 mil cada.
Concorreram a esta edição profissionais e estudantes universitários com trabalhos veiculados em 82 veículos nacionais e regionais, entre emissoras de rádio e TV, jornais e revistas de todo o País, envolvendo o tema “O papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas”.
A premiação estadual, no valor de R$ 5 mil cada, é concedida em cada um dos Estados de atuação do BNB aos melhores trabalhos não classificados nos prêmios nacionais. Também são concedidos quatro prêmios para universitários, no valor de R$ 2 mil cada, e mais um prêmio especial de R$ 2 mil para o melhor trabalho publicados em veículos da mídia impressa e/ou eletrônica localizados em municípios com menos de 100 mil habitantes, visando estimular a interiorização da informação jornalística.
– Samira de Castro e Anchieta Júnior, do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza-CE, com a série de reportagens “Oferta de Crédito”; e
– Márcio Fernando Teles e Oswaldo Scaliotti, do Jornal O Povo, de Fortaleza, com a série de reportagens “Crédito para pequenos”.
– Teresa Maia, do jornal Diário de Pernambuco, de Recife, com a foto “Ouro Branco”; e
– Leo Drumond, com a foto “Crédito impulsiona cachaça de Minas”, publicada no jornal O Tempo, de Belo Horizonte;
– Ana Quezado e equipe (Alessandro Torres e Eulália Camurça), da TV Verdes Mares, de Fortaleza, com a série de reportagens “Financiamento para pequenas e micro empresas”.
– Wendell Rodrigues da Silva, da Rádio Tambaú FM, de João Pessoa-PB, com a matéria “Marias empeendedoras”; e
– Januária Ramos e Élio Aragão, com a matéria “Creditar o sonho é crescer”, divulgada na Rádio Univima Web/Rádio Timbira AM, de São Luís-MA.