Categorias: Meio Ambiente

OAB premia iniciativas de proteção ao Meio Ambiente

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas, por meio da Comissão de Meio Ambiente, Urbanismo e Proteção Animal, entrega na próxima segunda-feira, às 16horas, o Prêmio Sérvio Túlio Marinho, em homenagem a pessoas e instituições que são destaques na proteção ambiental em Alagoas.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas, por meio da Comissão de Meio Ambiente, Urbanismo e Proteção Animal, entrega na próxima segunda-feira, às 16horas, o Prêmio Sérvio Túlio Marinho, em homenagem a pessoas e instituições que são destaques na proteção ambiental em Alagoas. A premiação será entregue na sede da OAB. A escolha dos homenageados foi feita através de votação aberta no site da instituição (www.oab-al.org.br).

Entre os agraciados está o Dr. Ismar Gatto, que receberá o prêmio na categoria Proteção Animal. Ele é o idealizador e principal mantenedor do Núcleo de Proteção Ambiental Francisco de Assis (Neafa), uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos que, desde 2003, realiza gratuitamente, por meio de doações e trabalho voluntário, a esterilização gratuita de cães e gatos, atendimento clínico veterinário, resgate de animais de rua e pontes para adoção desses animais.

Desde a sua fundação até abril de 2007, o Neafa esterilizou 3.720 animais, resgatou 1.587 e doou 1.243. Além disso, foram efetivadas 1.024 clínicas a animais da população carente com o objetivo de incentivar a posse responsável e o bem estar dos animais, inclusive com orientação quanto à vermifugação, vacinação e esterilização como meio de controle efetivo das zoonoses. Também foram realizadas 69 pontes e aplicadas 625 doses de vacina octupla em cães (contra 8 tipos de doenças como a leptospirose, cinomose, hepatite e outras).

Premiação
Segundo a presidente da Subcomissão de Proteção Animal da OAB – AL, Adriana Alves, o prêmio será anual e a idéia é inscrever os homenageados na premiação nacional que reconhece essas iniciativas em todo o país.

Durante a premiação em Alagoas, será feita uma homenagem in memorian ao advogado Sérvio Túlio Marinho, cujo nome e ações inspirou o Prêmio. “Ele foi o precursor da luta ambiental em Alagoas”, disse Adriana Alves.

Também receberão o Prêmio, o vereador Marcelo Malta (PC do B) e o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional, na categoria Defesa Ambiental.