Grevistas farão ato segunda no HU

O comando de greve dos servidores da Ufal se reuniu nesta sexta-feira, na sede do Sintufal, para elaborar um calendário de atividades para os próximos dias. Ao final de encontro ficou marcada uma manifestação para segunda-feira, às 8h, na entrada do Hospital Universitário e uma outra para quarta-feira, às 7h, na entrada do campus universitário.

Os servidores da Ufal estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação já atinge 35 universidades em todo país. Eles lutam contra a aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 01/07 que pretende congelar os salários da categoria por dez anos, além de se oporem a proposta de transformação dos Hospitais Universitários em Fundações Estatais que na prática representa a privatização do setor.

O indicativo nacional de greve dos técnicos das universidades era o dia 28 de junho e até o momento a adesão ao movimento já atinge 35 instituições. O Comando Nacional Greve já informou, no seu balanço inicial, que espera para está semana novas adesões e as lideranças acreditam conseguir o apoio das 47 Instituições Federais de Ensino Superior do país.

“O comando de greve da Ufal já se reuniu e elaborou um calendário de atividades, vamos começar com uma manifestação no HU, nesta segunda-feira, promovendo um ato público contra o PL 01/07 e a ameaça de privatização do HU” afirmou Iolanda Santana, coordenadora geral do Sintufal, lembrando que a deflagração da greve foi decidida por unanimidade uma assembléia com mais de 200 servidores.

Os servidores possuem, ainda, uma pauta de reivindicações específicas que se refere ao Plano de Carreira da categoria para reestruturação e evolução de tabela, aprimoramento da carreira, recursos para um plano de saúde complementar, além da defesa do HU e contra o modelo de Fundação Estatal para o setor.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário