Os restos mortais de frei Damião serão transferidos do Convento do Pina, em Recife, para uma capela que está sendo construída especialmente em Caruaru. A informação é do frei Fernando Rossi, italiano, braço-direito e
Os restos mortais de frei Damião serão transferidos do Convento do Pina, em Recife, para uma capela que está sendo construída especialmente em Caruaru. A informação é do frei Fernando Rossi, italiano, braço-direito e secretário particular de frei Damião – ele defende a mudança, alegando que no bairro do Pina não há espaço para os romeiros.
Frei Fernando hoje administra a Vila de São Francisco onde montou um museu sobre frei Damião e vive ainda sob o que o mestre lhe orientou. Natural da mesma região de frei Damião, na Itália, frei Fernando, com 89 anos de idade, 53 dos quais acompanhando o missionário, já está resignado – “Vou morrer aqui”, diz ele.
Sem se importar com a disputa entre os municípios de Quebrangulo e Paulo Jacinto, que desejam a hegemonia administrativa sobre a Vila São Francisco, frei Fernando disse que não deseja se meter na disputa. “Sou amigo de Marcelo (Lima, prefeito de Quebrangulo) e sou amigo de Marcos (Lisboa, prefeito de Paulo Jacinto). Não quero me meter nisso”.
Frei Fernando falou sobre a experiência de frei Damião como soldado na primeira guerra mundial, dizendo que ele participou da guerra contra a Áustria por convocação expressa do governo italiano, que obrigou a todos os jovens maiores de 17 anos se alistarem para as frentes de combate.
-“Mas frei Damião ficou triste com aquele ambiente. Ele não gostava do que ouvia. Ele ouvia muitas palavras feias, muitas pornografias. E frei Damião não matou ninguém, não atirou em ninguém”, completou.
Embora reconheça santidade em frei Damião, o frei Fernando estima que somente entre 15 e 20 anos o missionário deverá ser canonizado; até lá deverão aparecer os dois milagres necessários à canonização. E quem quiser colaborar; quem souber de algum milagre de frei Damião pode se comunicar com frei Fernando Rossi pelo endereço: Vila São Francisco-Quebrangulo-Alagoas; CEP 57 750 000 e telefone (82) 3282-1124.