Categorias: Interior

Quebrangulo ocupa a Vila São Francisco

O prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, hasteou a bandeira do município na Vila São Francisco, e deu início ao movimento pelo reconhecimento oficial da Vila.

Alagoas24horas

Marcelo Lima contesta documento da rede ferroviária

O prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, hasteou a bandeira do município na Vila São Francisco. Dessa forma, Marcelo Lima deu início ao movimento pelo reconhecimento oficial da Vila São Francisco, que também é disputada pelo município de Paulo Jacinto – como pertencente a seu município.

“Isto não tem cabimento. Nunca tivemos problemas com Paulo Jacinto e agora vem o prefeito Marcos Lisboa defender o absurdo. Esse documento da Rede Ferroviária o qual o prefeito Marcos Lisboa se apega para defender sua tese absurda, não tem valor nenhum”, disse Marcelo Lima.

Quem decide

Durante o feriado desta quinta-feira,7, lideranças políticas e empresariais de Quebrangulo estiveram na Vila São Francisco para protestarem contra o prefeito de Paulo Jacinto. “Acho que o prefeito de Paulo Jacinto (Marcos Lisboa) enloqueceu; só posso pensar assim ao saber que ele quer se apossar de 120 anos de história de Quebrangulo”, disse o deputado Edval Gaia Filho.

O prefeito Marcelo Lima explicou que a decisão está com o Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) e a partir daí, o processo deve ir para a Assembléia Legislativa, onde os deputados decidirão, pelo voto, o limite entre os dois municípios.

-“Essa é uma briga histórica. Não tem nada de interesse econômico porque não vai alterar em nada o nosso FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O que nos interesse, o que interessa a Quebrangulo, é manter a nossa história, porque uma dade sem história é uma cidade sem memória”, disse o prefeito Marcelo Lima.

A Vila São Francisco foi fundada na década de 40 pelo beato Francisco Fernandes Amorim, assassinado em 1954, por motivos políticos. A Vila passou a ser administrada pelos frades franciscanos capuchinhos, vindos da Itália.