A Polícia Civil de Alagoas conseguiu prender na noite de ontem parte de uma quadrilha de assalto à residência em Alagoas. As cinco pessoas presas estavam em um apartamento no bairro do Feitosa que servia de ponto de encontro para as ações criminosas.
Com a quadrilha a polícia apreendeu três faqueiros, várias bolsas, malas de viagem, celulares, cerca de R$ 700, cédulas de dólar e um revólver calibre 22, além de dois veículos que seriam utilizados para cometer os assaltos – sendo um deles reconhecido no assalto ao caixa eletrônico do Hospital Universitário, ocorrido no dois de junho.
Foram apresentados nesta manhã: Flávio Gomes dos Santos, 27 anos; Livânio Santos Silva, 23; Vilson Ventura, 50, natural do Paraná; Ana Paula da Silva, 23; e Joseriana Silva de Souza, 27.
A polícia acusa os integrantes da quadrilha de fazerem parte do extenso grupo de José Eraldo Bezerra Leite, o conhecido Eraldo do Gás, foragido do Sistema Penitenciário desde o dia dois de junho. Segundo o diretor-geral da PC, Carlos Alberto Reis, as cinco pessoas apresentadas hoje fazem parte de uma quadrilha composta de 20 integrantes.
“Nós prendemos um dos tentáculos da quadrilha de Eraldo do Gás e só sossegaremos quando tirarmos todos da rua”, explicou Reis, reforçando que já tem identificado todos os integrantes da ramificação e aguarda apenas os mandados judiciais para efetuar as prisões.
Reis apela ainda para as vítimas do grupo irem até a Delegacia do 9° Distrito Policial para reconhecimento do material encontrado e facilitar a autuação do assaltantes.
“Eles agiam num momento de descuido da população. Assim que os proprietários das residências saíam de casa eles agiam. Há duas semanas recebemos telefonemas denunciando a ação dos bandidos e estávamos investigando o pessoal até que a 17ª Vara expediu os mandados”, completou o diretor.
Em levantamento feito pela PC, Livânio Santos Silva é foragido da Colônia Agroindustrial São Leonardo, onde não retornou após ter o benefício de passar o final de semana em casa. Livânio ainda é envolvido com assalto a banco e seu tio é identificado como um dos líderes do PCC em São Paulo.
Todos os que foram presos negaram a participação nos assaltos e alegam desconhecer a pessoa de Eraldo do Gás.
O paranaense Vilson Ventura alega ter chegado ontem na cidade de Maceió a passeio e que não teria participação nos crimes atribuídos. Já Joseriana afirma ser garota de programa e foi presa porque estava junto com os acusados exercendo a profissão.
Flávio, a quem o apartamento estava alugado, disse que a prataria apreendida pela polícia em sua residência havia sido comprada na praça Guedes de Miranda, no bairro do Prado.
Veículo
Testemunhas do assalto ao caixa eletrônico do Hospital Universitário no início do mês reconheceram que um dos veículos apreendidos havia sido usado para cometer o roubo.
O Golf de cor preto e placa KLQ 2333, de Bezerros/PE, conta com um mandado de busca e apreensão por falta de pagamento. Foi encontrado ainda com o grupo um Gol vermelho de placa KJY 3822, de Paulista/PE.
Questionado de participação no roubo do caixa eletrônico, Flávio Gomes informou apenas que não foi ele. “Não sou bandido, trabalho como pintor predial e este carro [Golf] pertence a um homem que trabalha com caça-níquel. Quero que provem que eu fiz isso”, completou.