Categorias: Educação

Pesquisadores de todo o país debatem educação em Maceió

A solenidade de abertura será no Centro de Convenções, a partir das 18h30, e contará com a presença de representantes do Ministério da Educação, instituições de fomento à pesquisa e da reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Rezende Dorea.

O 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (Epenn), que trará para Maceió renomados pesquisadores de todo o País, tem início neste domingo, 1° de julho. A solenidade de abertura será no Centro de Convenções, a partir das 18h30, e contará com a presença de representantes do Ministério da Educação, instituições de fomento à pesquisa e da reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Rezende Dorea.

O 18º Epenn, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal, será palco para discussões sobre os mais diversos assuntos relacionados à educação. Os debates já começam na abertura com a conferência “Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação”. A palestra será ministrada pela Pós-doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Bernadete Gatti.

Outra atração do primeiro dia do Epenn será o lançamento de dois livros com os artigos que serão debatidos durante o evento: “Formação do Pesquisador em Educação: identidade, diversidade, inclusão e juventude” e “Formação do Pesquisador em Educação: profissionalização docente, políticas públicas, trabalho e pesquisa”. Os volumes foram organizados pelos professores Luís Paulo Mercado, Maria Auxiliadora Cavalcante, Laura Cristina Vieira Pizzi e Neiza Fumes, coordenadores do evento. A edição dos livros é da Editora Universitária (Ufal) e eles serão vendidos por R$ 20, cada.

Segundo a reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, a universidade e a sociedade alagoana só têm a ganhar com a realização de um encontro tão importante como o Epenn. “É com orgulho que a Ufal sedia esse evento grandioso. Espero que os trabalhos provoquem discussões e encaminhem soluções para a educação alagoana”, enfatiza.

Serviço
O 18º Epenn acontece até o dia 4, no Colégio Marista, onde durante todo o dia, os cerca de 2.500 inscritos participam de mesas redondas, minicursos, grupos de trabalho e palestras. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.cedu.ufal.br/evento/epenn