A polícia de Londres isolou há pouco um terceiro local suspeito de ter bombas. Algumas ruas da região central da cidade foram esvaziadas e isoladas. Um policial informou que um pacote suspeito foi encontrado no local. Outro disse que haveria um veículo suspeito na região. O Hyde Park, no centro da cidade, foi esvaziado após a localização de outro carro suspeito na Park Lane, uma rua contígua ao parque. As autoridades procuram o motorista de um carro repleto de explosivos que foi abandonado no centro da cidade, numa conhecida região boêmia, na madrugada desta sexta-feira. Segundo a polícia, que agora examina imagens de vigilância feitas perto do local onde o veículo foi abandonado - a bomba seria detonada por telefone.
A polícia britânica frustrou um aparente plano de ação terrorista contra o centro de Londres nesta sexta-feira ao descobrir e desativar uma Mercedes prateada repleta de galões de gasolina e pregos. Na avaliação das autoridades londrinas, se tivesse explodido, o carro-bomba deixaria "um saldo significativo de mortos e feridos"
Sob condição de anonimato, um oficial dos serviços locais de segurança disse à Associated Press que os materiais e o método da tentativa de ataque assemelham-se aos empregados pelos rebeldes iraquianos. "A perícia ainda está examinando o artefato. Saberemos mais sobre quem está por trás disso à medida que descobrirmos mais sobre os materiais", prosseguiu a fonte policial.
Ainda de acordo com o oficial, a agência de espionagem interna MI-5 também analisará possíveis conexões entre o incidente de hoje e pelo menos dois episódios similares: uma tentativa de ataque a uma casa noturna no West End em 2004 e um plano frustrado de uso de limusines cheias de galões de combustíveis para ataques contra Londres e Nova York.
Tentativa frustrada
A polícia foi chamada pouco antes das 2h locais para atender uma ocorrência em Haymarket, perto de Piccadilly Circus, diz um comunicado policial. A emissora de televisão Sky News citou testemunhas segundo as quais os seguranças de uma casa noturna próxima teriam contado que alguém bateu com um Mercedes em latas de lixo e fugiu.
Triste lembrança
O atentado frustrado desta sexta-feira lembrará os londrinos do dia 7 de julho de 2005, quando quatro homens detonaram explosivos que carregavam consigo no sistema de transporte público de Londres. Os atentados resultaram na morte de 52 pessoas e chocaram os ingleses, pois descobriu-se que os responsáveis pelos ataques eram britânicos muçulmanos.