Categorias: Saúde

Teotonio abre VI Conferência Estadual de Saúde

O governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Saúde, André Valente participam hoje da abertura da VI Conferência Estadual de Saúde que acontece às 18:30h no Hotel Ritz Lagoa da Anta.

O governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Saúde, André Valente participam hoje (02) da abertura da VI Conferência Estadual de Saúde (Coesa) que tem como tema “Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento”. A solenidade está marcado para às 18h30 no Hotel Ritz Lagoa da Anta. O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretaria de Estado da Saúde.

O encontro prossegue até o dia 5 com o objetivo de definir diretrizes para o avanço e a garantia da saúde como direito fundamental para o desenvolvimento humano, apontar estratégias para o fortalecimento da mobilização social e assegurar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participam da conferência estadual, representantes de 96 municípios do Estado, sendo quatro delegados por município, respeitando a paridade – usuários (50%), trabalhadores de saúde (25%) e gestores/prestadores de serviços de saúde (25%).

As três linhas de discussões se concentram na participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde, nas políticas públicas para a saúde e qualidade de vida e nos desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI.

Segundo o secretário André Valente, este é um momento de fortalecimento da política de saúde estadual através da definição de programas e planos que assegurem os princípios e diretrizes do SUS. “Vamos avaliar a situação da saúde no Estado e propor estratégias que visem à promoção da qualidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde e para isso contamos com a participação ativa da população”, afirmou.

Entre os conferencistas, estarão presentes Francisco Batista Júnior (presidente do Conselho Nacional de Saúde) Micheline Tenório (Promotoria de Saúde do Ministério Público de Alagoas) Stéphanie Kulpa (consultora do Departamento de Apoio à Descentralização do Ministério da Saúde) e Sara Granemam (professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro).