Categorias: Brasil

Avó deixa bebê de 2 meses sozinho em apartamento

Criança foi encontrada pelo Conselho Tutelar nesta quinta-feira. Dois cachorros soltos estavam no apartamento.

G1

Avó e tio do bebê foram presos em flagrante por abandono de incapaz

Um bebê de dois meses foi deixado sozinho em um apartamento na Asa Sul, no centro de Brasília, nesta quinta-feira (11). Na companhia da criança, apenas dois cachorros. A mãe do bebê está internada com problemas psiquiátricos. A avó, Lúcia Andrade, saiu de casa com o filho no início da tarde e voltou apenas às 21h. Os dois foram presos em flagrante. A menina foi levada para um abrigo, onde ficará até que a Justiça decida seu destino.

O bebê foi encontrado sujo e com fome pelo Conselho Tutelar de Brasília, alertado pelo Corpo de Bombeiros da suspeita de maus-tratos. Os bombeiros haviam levado a mãe do bebê, em surto, para o Hospital de Base dois antes. Na ocasião, observaram que a criança era mantida em um pequeno quarto, onde também eram guardados os produtos de limpeza e a ração dos cachorros.

O Conselho Tutelar fez uma visita ao apartamento de Lúcia Andrade na manhã de quinta-feira para verificar a situação do bebê. Quando retornou às 18h, encontrou a porta do apartamento aberta e os cachorros soltos. A polícia foi chamada e a criança estava sozinha. A avó, funcionária do Ministério das Relações Exteriores, apareceu às 21h, quando foi feito o flagrante.

Lúcia Andrade alegou que precisou sair para resolver a situação da filha, que sofre de distúrbios psicológicos. Segundo ela, a filha oferece risco à família e ao bebê.

"Fomos tentar obter o documento, o relatório sobre a doença da minha filha, para ela não ser liberada do hospital. Acabamos não conseguindo porque o médico dela não estava lá", disse Lúcia, que deve ser indiciada por abandono de incapaz.

Guarda
De acordo com Adriana Lima de Almeida, do Conselho Tutelar, a Justiça deve decidir na segunda-feira (15) com quem ficará a guarda do bebê, que pode ser encaminhado para adoção.

"Por enquanto, a menina vai ficar no abrigo. Vamos procurar alguém da família que possa cuidar. A avó e o tio foram presos em flagrante. A mãe é uma paciente psiquiátrica. E não tem notícia de outro parente em Brasília. A criança nem é registrada, não possui certidão de nascimento", disse Adriana.