Categorias: Política

Vereadores discutem fidelidade partidária no TRE

De acordo com Cláudio Roberto, 20% dos vereadores de Alagoas mudaram de partido após as eleições e podem ser afetados pela resolução do STF.

Arquivo

Presidente da Uveal, Cláudio Roberto convoca vereadores para tirar dúvidas sobre fidelidade partida

A resolução do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu que os mandatos conquistados em eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais) pertencem aos partidos e não aos candidatos eleitos, ainda provoca muita confusão entre os políticos.

Segundo a resolução, os "infiéis" que mudaram de legenda após 27 de março estão sujeitos à perda de mandato. O STF, no entanto, anistiou quem fez a troca antes dessa data.

Para dirimir qualquer dívida, o presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Cláudio Roberto, solicitou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Antônio Sapucaia, uma reunião entre a entidade, presidentes de Câmaras, representantes, entre outros. A assessoria de comunicação do TRE confirmou a reunião para a próxima segunda-feira, dia 5, a partir das 9h, na sala de reuniões do tribunal.

De acordo com Cláudio Roberto, 20% dos vereadores de Alagoas mudaram de partido após as eleições e podem ser afetados pela resolução do STF. “Em algumas cidades do interior a confusão é tão grande que temo que episódios de violência recentes envolvendo vereadores voltem a ocorrer. Por isso solicitamos a audiência ao desembargador Sapucaia e solicitamos aos vereadores que compareçam para encerrar todas as dúvidas”, defende Cláudio Roberto.