Categorias: Meio Ambiente

Uncisal sedia reunião do Pacto Alagoas para o Semi-Árido nesta terça-feira

A comissão organizadora do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido, realiza nesta terça-feira (06), às 8h30, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) a Oficina Preparatória do Pacto Alagoas.

A comissão organizadora do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido realiza nesta terça-feira (06), às 8h30, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) a Oficina Preparatória do Pacto Alagoas.

O pacto foi assinado em junho deste ano pelo governador Teotonio Vilela Filho, na presença de instituições governamentais e não governamentais que atuam na região do Semi-Árido alagoano. Na oportunidade, o Ministério Público Estadual, o Governo do Estado, o Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário, a Pró-Reitoria de Extensão da Uncisal e o Unicef constituíram uma comissão responsável para organização deste evento e articulação de parceiros interessados na promoção dos direitos da criança e do adolescente em Alagoas.

O Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido é uma iniciativa de cidadania, solidariedade e de compromisso do país com o desenvolvimento da região. Ele representa a união de forças entre o governo federal, os estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo. Organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas privadas e a sociedade organizada participam da iniciativa.

A escolha do Semi-Árido como uma das prioridades do Unicef no Brasil se justifica pelos indicadores sociais referentes à infância e adolescência, observado em cerca de 1.500 municípios dos estados acima citados.

Os índices de pobreza e concentração de renda são os piores do país. Esses níveis estão correlacionados com outras violações de direito que enfrentam as crianças e os adolescentes. Cerca de 250 mil meninos e meninas, de 10 a 14 anos, por exemplo, estão fora da escola. Uma, em cada seis crianças, trabalha. Mais de 390 mil adolescentes são analfabetos.

Durante o encontro acontece reunião com diversas entidades que atuam no entorno da Uncisal, para o desenvolvimento de ações estratégicas na região lagunar e no segundo distrito. A oficina objetiva a troca de conhecimentos no sentido de agregar forças para transformar a situação da criança e do adolescente e garantir seus direitos.