Categorias: Política

‘Não tenho expectativa’, diz Renan sobre processos

Calheiros disse que o assunto está com seus advogados

Jane Araújo/Agência Senado

Com saída da presidência, Renan perde várias mordomias

O presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que "não tem expectativa nenhuma" com relação à reunião no Conselho de Ética que pode decidir o seu futuro político. Calheiros disse que o assunto está com seus advogados.

Ainda nesta quarta-feira, o Conselho de Ética se reúne para conhecer o voto do senador Jefferson Peres (PDT-AM), que apura se Calheiros usou laranjas para comprar emissoras de rádio em Alagoas, e de Jõao Pedro (PT-AM), que investiga se o peemedebista fez lobby para beneficiar a Schincariol.

"Não tenho expectativa nenhuma. O assunto está entregue para os advogados. Acompanho com o devido respeito o que a Casa requer", afirmou Calheiros.

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), informou que caso Peres peça o arquivamento do processo, o partido vai pedir vista e apresentar um voto separado pedindo a perda de mandato de Calheiros. De qualquer forma, o texto do relator Jefferson Peres não deve ser votado hoje, já que se ele pedir a cassação de Calheiros, o PMDB é quem deverá pedir vista.

Já sobre o texto de João Pedro, há consenso entre os senadores de que as acusações não têm fundamento. Calheiros responde ainda a mais dois processos no Conselho de Ética, um que apura se ele participou de um suposto esquema de desvio de dinheiro em ministérios do PMDB e outro que investiga se ele mandou espionar colegas do Senado.