Categorias: Interior

Trabalhadores do setor canavieiro têm reajuste de 7%

Negociações tiveram início no mês de outubro.

Foram encerradas nesta quarta-feira, as negociações sobre o acordo salarial dos trabalhadores rurais, para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no setor canavieiro alagoano, safra 2007/2008.

As negociações foram iniciadas em outubro, entre a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL) e os representantes da classe patronal (Sindaçúcar, Faeal e Asplana).

Segundo a Fetag/AL, a maior parte do texto da Convenção Coletiva de Trabalho da safra 2006/2007 foram mantidas. “Todos os anos o grande impasse sempre são as cláusulas financeiras, mas este ano o dilema foi à queda do preço da cana-de-açúcar”, disse Antônio Torres, secretário de Formação e Organização Sindical.

Inicialmente a proposta salarial oferecida pelos trabalhadores rurais foi de um reajuste salarial de 10%. Com as negociações a classe patronal ofereceu 7% de reajuste, que foi aceito pelos trabalhadores sob a condição desse valor ser repassado integralmente retroativo ao dia 1º de novembro de 2007.

Para o secretário de Formação e Organização Sindical, todo o ano a Fetag/AL, que representa 49 sindicatos rurais da zona canavieira em Alagoas, busca defender os interesses dos trabalhadores rurais de forma pacífica. “Este ano a negociação se tornou mais complicada não apenas pela crise do setor sucroalcooleiro, mas principalmente pela falta de sensibilidade de alguns representantes da comissão de negociação patronal”, afirmou Antônio Torres.