O Fórum Internacional será realizado em São Luis.
Representantes de Segurança Pública de Alagoas participam a partir desta quarta-feira (21) do I Fórum Internacional de Gabinetes de Gestão Integrada (GGIs) em Segurança Pública. Durante três dias representantes de todos os estados, do Mercosul e demais países que fazem fronteira com o Brasil estarão compartilhando experiências no setor.
O Fórum pretende reunir cerca de 300 pessoas para discutir temas como o combate à lavagem de dinheiro, ao tráfico de drogas, de armas e de seres humanos, além da interação entre as polícias Federal e estaduais na investigação de crimes.
Por Alagoas participam do compartilhamento de experiências do setor o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jadir Ferreira, o secretário-geral do GGI em Alagoas, tenente-coronel Marcus Vinícius, diretor do Centro de Perícias Forenses (CPFor), Nivaldo Cantuária, além do coronel Amorim, chefe de gabinete da Secretaria de Defesa Social.
O Fórum Internacional vai debater ainda a criação do sistema nacional de indicadores de desempenho das ações de segurança pública e de um mapeamento da criminalidade no país. Será discutida, também, a implementação de GGIs municipais no âmbito do Programa nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Segundo dados do Ministério da Justiça, desde 2003, mais de 60 operações foram realizadas, de forma integrada, pelos Gabinetes no combate ao crime organizado, incluindo as regiões de fronteira. Atualmente, todas as unidades da federação já contam com um GGI. A intenção agora é expandir para as prefeituras.
O I Fórum Internacional de Gabinetes de Gestão Integrada (GGIs) acontece até sexta-feira (23), em São Luís do Maranhão.