Reunião foi adiada para o próximo dia 10, na OCB.
A reunião agendada para hoje entre a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi adiada. O encontro vai acontecer no próxmio dia 10 de dezembro, às 15h, na sede da OCB/AL.
Durante o encontro, o superintendente da Conab, Eude Guedes, fará uma apresentação para cooperativas ligadas ao setor leiteiro alagoano sobre o Programa para Aquisição de Alimentos (PAA).
O objetivo, segundo o superintendente, é firmar contratos para compra de leite em pó produzidos por pequenos produtores familiares de Alagoas. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o único Estado que fornece o produto para a Conab, atendendo a esse critério.
“É difícil pequenos produtores produzirem leite em pó, mas, em Alagoas, abriu-se essa possibilidade sugerida pela Cooperativa Pindorama. A diretoria da empresa, que já nos vende açúcar e sucos, afirmou que o Estado tem capacidade de nos fornecer o leite em pó”, afirmou Guedes, ressaltando que os produtos comprados pela Conab destinam-se às ações sociais do Governo Federal.
De acordo com o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio dos Santos, o próximo passo é articular a ação com as cooperativas compostas por pequenos produtores de leite, como a Camila, Carsil, Carpil e CPLA, para garantir o fornecimento à Companhia de Abastecimento.
“Estamos sempre pensando no coletivo, por isso utilizaremos a nossa experiência de já fornecer uma pequena parte de nossa produção para a Conab, articulando com outras cooperativas do setor leiteiro. A iniciativa fortalecerá as cooperativas e aumentará a receita dos produtores”, declara Santos.
A parceria entre a Conab e as cooperativas alagoanas do segmento leiteiro poderá ter início ainda durante a reunião, conforme prevê o superintendente. Eude Guedes revela que, para cada contrato firmado, está prevista a liberação de R$ 1,5 milhão.