Categorias: Cultura

Biblioteca Municipal será entregue à população

Reinauguração acontece na próxima segunda, às 19h.

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) entrega na próxima quarta-feira, 5, a partir das 19h, à comunidade maceioense, a Biblioteca Municipal Escritor Graciliano Ramos, totalmente reformada e com acervo formado por cerca de quatro mil livros.

O acervo contempla gêneros literários, obras sobre Ciências Sociais, Conhecimentos Gerais, História, Biografias, Obras de Referência inclusive de autores locais, Dicionários, Enciclopédia, dentre outros.

Para ampliação do acervo a FMAC firmou convênio com a Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura (MinC), através do Programa Livro Aberto, pelo qual doados dois mil livros, ação esta que possibilitou e diversificou as obras em diversos gêneros.

Outra parceria importante, também com Minc, foi o convênio assinado em abril de 2007, que inseriu a participação da FMAC no do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler, que objetiva estabelecer ações conjuntas na implementação de planos e programas voltados à promoção e ao incentivo à leitura na comunidade local.

A Biblioteca, que será reinaugurada, funcionará no mesmo prédio da FMAC, sendo aberta a toda a população. O local comporta salas de leitura, mini-auditório e espaço infantil.

Segundo Marcial Lima, será realizado um trabalho constante com as escolas, visando fomentar a formação de leitores. “Para o público mirim, por exemplo, foi desenvolvido um calendário específico de atividades, dentre elas: A Hora do Conto e Reconto, momento de contos de história interativa, além da Roda da Leitura Teatro de Fantoche, inspirado em personagens clássicos do imaginário infantil, além de recreação com jogos”, explica.

Nesse espaço do saber também serão realizadas palestras, exposições com obras de autores da terra.

Solenidade

Na solenidade de reinauguração acontece o lançamento do projeto Severino e Seu Xodó, de autoria do artista plástico Achiles Escobar e do professor e escritor Cristiano Kriko.

Na ocasião, além de exposição com obras de ambos os artistas – com obras em papel machê elaboradas por Achiles após um trabalho de 17 anos de pesquisa acerca da cultura nordestina – também será lançado o site www.tendaodoachiles.com.br, que já está disponível na Internet.

Além disso, Cristiano Kriko, lançará uma obra da literatura de Cordel inspirada na saga de Severino e Seu Xodó.

Recentes