Prêmio foi anunciado hoje; brasileiro teve 50 concorrentes.
O brasileiro Kaká foi escolhido neste domingo, oficialmente, como o melhor jogador do mundo de 2007 pela revista France Football. A Bola de Ouro, premiação tradicional da publicação, já havia colocado três brasileiros neste status: Ronaldo (em 1997 e 2002), Ronaldinho Gaúcho (em 2005) e Rivaldo (em 1999).
Este ano, o prêmio teve uma inovação desde sua criação em 1956. Pela primeira vez, jogadores de todo o mundo, e não só na Europa, puderam participar do pleito. Kaká concorreu contra 50 atletas espalhados por quase todos os continentes. Entre os concorrentes do meia estavam os brasileiros Rogério Ceni (São Paulo), Diego (Werder Bremen), Daniel Alves (Sevilla), Robinho (Real Madrid) e Ronaldinho Gaúcho (Barcelona).
Na festa deste domingo, o jogador do Milan, de 25 anos, recebeu o troféu com 444 pontos, indicados por 96 jornalistas. Cristiano Ronaldo, do Manchester United, foi o segundo (277 pontos) e Lionel Messi, do Barcelona, ficou em terceiro (255). Os três são os pré-indicados pela Fifa ao prêmio de melhor do mundo também.
A premiação da revista francesa é organizada com cinco votos de cada jornalista. Eles, hierarquicamente, indicam os seus cinco escolhidos. O primeiro na lista de cada profissional ganhava cinco pontos, o segundo, 4, o terceiro, 3, o quarto, 2, e o quinto, um.
"Esta Bola de Ouro é uma recompensa por um ano especial para mim. Quero agradecer a Deus, a meus pais e todos os meus companheiros de equipe, tanto do Milan, quanto da seleção brasileira", afirmou Kaká ao receber o troféu.
A artilharia, o prêmio de melhor jogador e a conquista da Liga dos Campeões pesaram para a escolha do jogador do Milan para a premiação deste domingo. Kaká e mais nove encabeçaram a lista dos 10 melhores. Entre estes, o ex-são-paulino bateu Robinho, Van Nistelrooy, Fábregas, Totti, Pirlo, Drogba e Ibrahimovic.
Robinho acabou em nono na votação, com 24 pontos. Pirlo foi o quinto (41). O sexto foi Van Nistelrooy (39), o sétimo Ibrahimovic (31), o oitavo Fábregas (27), e Totti terminou em décimo com 20 pontos
A Bola de Ouro acontece sempre antes do anúncio do melhor jogador do mundo da Fifa, que será entregue em dezembro. Muitas vezes o ganhador do prêmio da France Football acaba levando também o troféu da Fifa. Foi assim ano passado com o zagueiro Fabio Cannavaro em 2006.