Categorias: Meio Ambiente

Do lixo para a árvore de Natal

Projeto social produz embalagens de Natal.

Orientadas pela artista plástica alagoana Ddaniela Aguilar, um grupo de 20 mulheres da Comunidade Verde e da Vila dos Pescadores, no Jaraguá, está transformando garrafas PET encontradas no lixo em embalagens de presente de Natal originais, charmosas e, acima de tudo, ecológica e socialmente corretas.

Elas são alunas de um curso promovido pelo Senac-AL em parceria com o projeto "Esta Rua é Minha", idealizado por Ddaniela em conjunto com os artistas plásticos Rogério Gomes e Vera Gama. Com duração de três meses, as aulas darão às mulheres técnicas de produção com materiais recicláveis, além de noções de empreendedorismo para que possam transformar seu trabalho em fonte de renda.

As perspectivas são promissoras: embora ainda estejam no início do curso, as embalagens das alunas já chamaram a atenção de empresas como O Boticário, que encomendou 5000 unidades para marcar a comemoração de seus 25 anos em Maceió. "O ganho maior é saber que elas estão conseguindo produzir algo de qualidade, com capacidade de concorrer de igual para igual no mercado", diz Ddaniela Aguilar. "Nós já contribuíamos indiretamente com o projeto, destinando a ele parte da renda de um de nossos perfumes, mas ficamos surpreendidos e empolgados com o design das embalagens", diz a empresária Ana Loureiro, franqueada de O Boticário em Maceió.

Com idade entre 17 e 50 anos, as mulheres correm agora contra o tempo, trabalhando em casa e no Galpão 72, onde ocorrem as aulas, para dar conta da encomenda. Animadas, já se preparam para a próxima etapa do projeto, que prevê, para fevereiro do próximo ano, a segunda etapa do curso, além de uma parceria com o Sebrae, que vai auxiliar na caracterização legal do grupo como cooperativa ou associação.