Categorias: Justiça

Percentual de conciliações aumenta para 84% em Alagoas

Hoje foram 387 audiências realizadas, 326 acordos.

Caio Loureiro

Semana Nacional da Conciliação acontece até o próximo sábado, dia 08

A Semana Nacional da Conciliação em Alagoas registrou, na última quarta-feira (5), o maior percentual de acordos desde o início do movimento. Foram 387 audiências realizadas, 326 acordos e cerca de 1548 pessoas atendidas, registrando 84%.

Segundo o coordenador estadual do movimento em Alagoas, juiz Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho, a meta é que cerca de três mil audiências sejam realizadas até o próximo sábado (8), quando o movimento será encerrado. “Inicialmente, nossa meta era de quatro mil audiências, mas pelos números até hoje apurados creio que chegaremos apenas às três mil audiências realizadas. Para nós, esse número é uma grande vitória, visto que ultrapassaremos o dobro do número de audiências de 2006, que foi de 1300”, enfatiza.

Ainda segundo o juiz, o próximo sábado será o principal dia de audiências para algumas cidades-pólo do interior, o que deve incrementar ainda mais o percentual de conciliações em todo o Estado. “Alguns juízes estão agendando as audiências para o sábado e a tendência é melhorar bastante o percentual de conciliação em relação ao ano passado”, explica.

Projeto Conciliar

A resolução 04/2007 do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas instituiu o Projeto Conciliar, ao passo que criou e normatizou, também, a Central de Conciliação. Com este feito, o Judiciário alagoano buscou imprimir maior celeridade e eficácia à prestação jurisdicional e diminuir a quantidade de processos nas comarcas.

Em atividade desde março deste ano, os números obtidos com a Central de Conciliação em Alagoas surpreendem até os mais entusiastas do movimento. Desde agosto, 1219 audiências foram agendadas, sendo 915 delas homologadas através de acordos, gerando um percentual de 87.176%.

Segundo a juíza-coordenadora do Projeto Conciliar em Alagoas, Fátima Pirauá, o percentual de conciliações em Alagoas se deve ao apoio da equipe técnica envolvida, destacando que em 50% das ações é a atuação de psicólogos e assistentes sociais que faz a diferença na hora da homologação do acordo. “Esta equipe de profissionais altamente capacitados dá o suporte emocional e psicológico às partes, e muitas vezes é responsável pela conciliação em si”, explica.

Em Maceió, as atividades da Semana Nacional da Conciliação se concentram na Central de Conciliação, localizada no fórum central, e no próximo sábado o Colégio Moreira e Silva será o local destinado à solenidade de encerramento do movimento. As audiências pré-agendadas durante toda a semana também acontecerão no local.

Resultados

Até a tarde desta quinta-feira (6), a coordenação estadual do movimento – também integrada pelos juízes Fátima Pirauá e Domingos de Araújo Lima Neto – registrou um total de 1508 audiências realizadas, sendo 965 acordos homologados e cerca de 6214 pessoas beneficiadas.