Categorias: Política

Garibaldi Alves é eleito presidente do Senado

Alves foi eleito com 68 a favor e 8 contra.

G1

G1

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) foi escolhido hoje o novo presidente do Senado. A votação foi rápida, porque já havia consenso pelo nome escolhido pelo PMDB, a maior bancada da Casa.

Setenta e oito senadores votaram para eleger o presidente da Casa. Alves foi eleito com 68 a favor, 8 contra e 2 abstenções. Três senadores não votaram. Garibaldi fica no cargo até fevereiro de 2009, quando terminaria o mandato de Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ao cargo na semana passada.

O líder do PMDB, Valdir Raupp (PMDB-RO), comemorou a união dos partidos em torno do nome oferecido pela bancada peemedebista. "Agradeço a todos os líderes para que o nome do senador Garibaldi Alves fosse votado em consenso nessa Casa".

Pela ausência de candidaturas avulsas, o presidente interino Tião Viana (PT-AC) propôs que a votação fosse por meio do painel eletrônico ao invés das cédulas de papel, usadas na votação secreta.

O senador Garibaldi toma posse imediatamente e concede a palavra para os senadores inscritos discursarem.

O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), afirmou hoje que o partido está "muito confortado" com a escolha do senador Garibaldi para assumir a presidência do Senado. Segundo Temer, o partido está seguro de que Garibaldi terá condições de representar as várias correntes existentes no Senado.

Garibaldi Alves foi recebido na manhã de hoje pelo presidente nacional do PMDB na liderança do partido na Câmara. Também participaram do encontro o líderes da sigla no Senado, Raupp, e na Câmara, Henrique Alves (RN).