A obra será produzida por mestres de grupos folclóricos.
O bairro de Bebedouro terá seu legado histórico registrado em um documentário. A obra está sendo produzida por mestres e componentes dos grupos folclóricos que formam o Ponto de Cultura Chã de Folguedos – espaço criado e mantido pela Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com Ministério da Cultura (MinC).
Segundo o vice-presidente da FMAC, Clébio Araújo, a concepção desse trabalho surgiu em decorrência da realização de uma oficina de vídeo-documentário que vem sendo ministrada desde novembro aos representantes dos grupos folclóricos envolvidos nesse processo.
Essa capacitação tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimento técnico para utilização dos equipamentos que estarão instalados no Chã de Folguedos. Além disso, despertar e incentivar para a leitura crítica de obras audiovisuais e também sobre os fundamentos da expressão audiovisual, visando principalmente à produção de obras comunitárias.
O responsável pela formação é o cineasta e diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de documentários, Hermano Figueiredo; o convite foi feito pela FMAC. Considerado uma das lideranças do cineclubismo brasileiro, Hermano acumula experiências de sucesso voltadas para o cinema itinerante em vários Estados nordestinos. Destacando-se nacionalmente pelo seu caráter performático e democratizador.
As atividades da oficina são administradas em momentos teóricos e práticos. De acordo com técnicos da FMAC, que também estão envolvidos no processo, toda sintaxe cinematográfica é bem detalhada, desde a escolha do tema que seguirá um roteiro até o próprio vídeo, quando em fase de veiculação.
A conclusão da oficina está prevista para o final de janeiro de 2008. Como conseqüência dessa ação, será lançado em fevereiro o vídeo-documentário sobre a diversidade cultural de Bebedouro, produzido por moradores ligados à cultura popular, lançado inicialmente dentro da própria comunidade.