Categorias: Justiça

Curso de Magistrados terá palestra de ministro

Ministro do STJ irá ministrar palestra no encerramento.

O II Curso Anual de Aperfeiçoamento de Magistrados da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) será encerrado na próxima sexta-feira (14). O ministro César Asfor Rocha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) será o responsável pela palestra de encerramento, com o tema “Aspectos Práticos da Ética no Exercício da Magistratura”.

O curso, que teve início em março foi dividido em dez módulos e trouxe a Alagoas juristas renomados em diversos assuntos, para capacitar os magistrados da capital e do interior.

O ministro Asfor Rocha virá a Alagoas para receber a comenda do Mérito Judiciário Desembargador Moura Castro, que será entregue durante solenidade na próxima quinta-feira (13), na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL).

Após a palestra, Asfor Rocha fará o lançamento dos livros “Clóvis Bevilaqua – Outras palavras” e “A luta pela efetividade da jurisdição”, de sua autoria. A apresentação das obras ficará a cargo do também ministro do STJ, Humberto Martins, que será seguida de momento para autógrafos.

Segundo o desembargador José Carlos Malta Marques, diretor-geral da Esmal, ao longo deste ano a coordenação de cursos para magistrados da Escola da Magistratura tem se esforçado para trazer a Alagoas o que há de destaque em termos de atualização e capacitação. “A presença dos ministros Humberto Gomes de Barros e César Asfor Rocha como palestrantes é o reflexo de que buscamos sempre trazer o que há de destaque no meio jurídico para aperfeiçoar e capacitar os magistrados”, afirma.

Currículo

O ministro César Asfor Rocha é natural de Fortaleza. Atualmente exerce a função de Corregedor Nacional de Justiça e também é membro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Asfor Rocha tomou posse no STJ em 22 de maio de 1992 e, até chefiar a Corregedoria Geral de Justiça, julgou mais de 66 mil processos.

Durante sua carreira, o ministro desempenhou suas atividades no Conselho da Justiça Federal, no Tribunal Superior Eleitoral, no magistério superior e na advocacia pública.