Categorias: Economia

Reunião discute trem turístico-cultural

A locomotiva é um veículo a vapor data de 1929.

Nesta sexta-feira, a partir das 9h, acontece no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), uma reunião com representantes de diversos órgãos municipais, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), além dos secretários municipais e estaduais de planejamento, turismo e cultura.

O objetivo do encontro consiste na definição das etapas finais para implantação do Projeto Trem turístico-cultural, que servirá para movimentar o segmento turístico da região metropolitana de Maceió, enfatizando os aspectos culturais.

A locomotiva é um veículo a vapor data de 1929, que preserva seus aspectos originais, tendo sido adquirida pela CBTU/AL, após restauração realizada pela Usina Utinga Leão, antiga proprietária.

Essa será uma nova alternativa de geração de emprego e renda, com atividades de cultura, lazer e entretenimento. O percurso proposto compreenderá três regiões consideradas pelo Plano Diretor de Maceió como Áreas de Especial Interesse Cultural: tendo inicio no bairro de Jaraguá passando por Bebedouro e Fernão Velho, chegando até os municípios de Satuba e Rio Largo.

A FMAC participa do projeto no sentido de propor ações que contribuam para um modelo sustentável de desenvolvimento turístico, inserindo a população local e valorizando seu patrimônio histórico-cultural, material e imaterial.