Categorias: Interior

Escultura de eqüino ‘excitado’ revolta romeiros

Escultura está está causando revolta aos romeiros da região

Romeiros entregaram documento ao MP

Uma escultura de um eqüino exposta na entrada principal da Casa de Cultura do município de Viçosa, a 86 Km de Maceió, está causando revolta aos romeiros da região. Denominada “Romeiros viajando no lombo de satanás”, a estátua foi produzida por um artista plástico local e teve sua exposição autorizada pela prefeitura municipal.

Uma comissão de romeiros entregou na última terça-feira, ao promotor de Justiça Anderson Cláudio Barbosa, um abaixo-assinado contendo cerca de 500 assinaturas. Eles pediram providências do Ministério Público local no sentido de proibir imediatamente a exposição da obra.

A estátua, confeccionada em ferro retorcido, assemelha-se a um eqüino, empinado e com o órgão sexual exposto. Em seu lombo, vários bonecos representam os romeiros. “A obra, como o próprio título sugere, representa uma velada e despropositada ofensa à honra e à imagem de uma categoria de pessoas humildes que apenas exercem sua devoção”, disse o líder da comissão, Cícero César Costa, ao entregar um ofício e o abaixo-assinado ao promotor.

No ofício, os romeiros pedem ainda que a promotoria notifique o autor da obra e a prefeitura para prestarem esclarecimentos sobre o episódio. “Estamos demonstrando o nosso repúdio ao ato, que certamente ultrapassa os limites da liberdade de expressão artística e cultural, ferindo a honra e a imagem de uma categoria de pessoas”, acrescentou Cícero César.

Cultura e devoção

Quem é natural ou conhece a história de Viçosa vê no episódio um embate entre dois grandes valores cultivados no município. A herança cultural deixada pelos intelectuais que de lá emergiram e a devoção religiosa dos romeiros – pessoas de origem humilde, devotadas, que apesar das dificuldades que a vida lhes impõe, não abrem mão da peregrinação. Juazeiro do Norte, no Ceará, Santa Quitéria, em Garanhuns-PE, e São Severino dos Ramos, também em Pernambuco, além da Vila Franciscana, são, nessa ordem, os principais destinos religiosos das caravanas que partem da cidade, principalmente nos meses de janeiro, abril e setembro.

Os principais eventos organizados pelos romeiros em Viçosa são a grande missa e procissão do Padre Cícero, em julho, e a procissão de São Cristóvão, na festa de Bom Jesus do Bonfim, em janeiro.

Por outro lado, Viçosa é uma das cidades mais tradicionais de Alagoas. Situado na Zona da Mata alagoana, o município de 176 anos é berço de intelectuais e políticos ilustres, sendo a farta produção cultural do século passado a principal justificativa para o apelido de “Atenas Alagoana”. Téo Brandão, Alfredo Brandão e José Maria de Melo são exemplos de viçosenses que despontaram na área cultural. Na política e na religião, Viçosa também deixou sua marca na trajetória de filhos não menos ilustres como o senador Teotonio Vilela (menestrel das Alagoas) e Dom Avelar Brandão, que chegou ao posto de arcebispo primaz do Brasil.