Categorias: Interior

Gigante alagoano sai da UTI

Ele se recupera de uma pneumonia que o deixou na UTI.

O estudante alagoano José Cristóvão da Silva, de 22 anos e 2,24 metros de altura, se recupera de uma pneumonia que o deixou na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Rita desde sexta-feira (14), em Palmeira dos Índios (AL). Ele voltou para casa ontem.

“Estou me sentindo melhor e me recuperando bem”, disse Cristóvão ao G1. Para a mãe dele, Maria José da Silva Melo, de 53 anos, esse foi o terceiro susto que a família passou desde o retorno do estudante para Alagoas, no dia 19 de junho, após tratamento no Hospital da Clínicas de São Paulo. “Desde que voltamos de São Paulo, ele ficou 24 horas na UTI por causa de uma hipoglicemia e passamos um aperto danado. Logo depois, ele teve uma hemorragia nasal que também nos deixou assustados. Agora foi essa pneumonia.”

Maria José espera que Cristóvão volte logo à rotina de estudo e trabalho. “Ele saiu da biblioteca e está trabalhando no posto de saúde. É responsável pelo atendimento das pessoas e só trabalha meio turno porque tem de estudar no outro horário.”

Apesar do tempo que ficou afastado da escola para fazer tratamento em São Paulo, Cristóvão conseguiu passar de ano. “Ele está feliz da vida porque foi para a 6ª série. Foram tantos anos tentando passar e agora ele conseguiu”, disse Maria José.

Crescimento

Cristóvão sofre de acromegalia, doença causada pelo excesso de hormônio de crescimento, produzido pela hipófise (glândula localizada em uma estrutura óssea na base do cérebro). Esse aumento é provocado por um tumor na hipófise e pode acometer as pessoas na infância ou na fase adulta.

Ele viajou para São Paulo e foi internado no Hospital das Clínicas em 24 de abril. No dia 23 de maio, o estudante passou por uma cirurgia para retirada do tumor. O rapaz recebeu alta no dia 29 de maio.