Quando noticiamos a violência, ficamos tão tristes e indignados quanto vocês, leitores. Mas, também vibramos quando a notícia que vai ao ar é positiva, por isso brindamos a todos com histórias que, muitas vezes, nos fizeram chorar em frente à tela.
Às vezes coisas que não têm nenhum significado para algumas pessoas, marcam por completo a vida de outras. O ano de 2007 foi exatamente assim, marcado por fatos que transformaram a vida de Marias, Josés… personagens comuns que a gente encontra todos os dias e que todos os dias nos ensinam coisas novas.
Dentre os temas que foram notícia durante todo o ano: tragédias, escândalos, lágrimas e sorrisos, a reportagem do Alagoas24Horas foi buscar no arquivo aquelas que encheram o coração dos alagoanos de alegria.
Como a tão esperada volta da bebê de um ano e meio, Emilly Eduarda Florêncio de Moura, que havia sido levada pelo pai para a cidade de Salvador, deixando a mãe, Agraciete Florêncio dos Santos, em pânico. Foram cerca de três meses de angústia e espera desesperada, até que a criança foi trazida de volta para os braços da mãe.
A mesma alegria foi registrada pela equipe quando do retorno da adolescente Cynthia Karthyúscia de Oliveira Silva, 15 anos, para sua casa, de onde havia fugido.Sua história e fotografia foram divulgadas pelos pais, no Alagoas24Horas, e três horas após a publicação da reportagem, a adolescente foi encontrada e levada de volta para casa.
E por falar em resgatar, ninguém mais capaz que a equipe do Corpo de Bombeiros Militar, que neste ano, deu mais uma lição de competência e compromisso com a sociedade. Entre resgates de acidentes graves e missões quase impossíveis, histórias singelas, como a do salvamento de um gato de quatro meses, que havia caído num poço com 20m de profundidade, numa casa em construção, no Tabuleiro.
Também mereceu aplausos, o salvamento de um cãozinho chamado ‘Perigo’ que caiu em um poço de 50 metros, no município de Satuba. Perigo passou cerca de dois dias dentro do poço até que foi resgatado. Quando o animal chegou à superfície a emoção dos donos era visível.
Neste ano, gestos nobres também fizeram a diferença. Como o advogado – que exigiu que sua identidade não fosse revelada – que se sensibilizou com a situação do pedreiro, Antonio Cícero dos Santos, preso por ameaçar o patrão que não quis pagar as horas extras que lhes eram de direito.
Depois de ler a matéria veiculada pelo Alagoas24horas, o advogado conseguiu, junto ao juiz plantonista, a concessão do alvará de soltura de Antonio Cícero, que também receberá novo emprego, como assegurou o advogado.
Outras pessoas que tornaram a vida de seus semelhantes melhor, foram: cada um dos doadores que colaboraram com a campanha de doação de Medula Óssea; cada pessoa que compartilhou seu tempo com os idosos atendidos pela Casa do Pobre e àqueles que foram solidários aos moradores que perderam tudo no incêndio da favela da Torre.
Alguns personagens, sempre de carne e osso, também emocionaram em 2007. Foi o caso de Maria Clarissa de Souza Santos, a mãe que deu à luz na Avenida Fernandes Lima e, com um sorriso no rosto, disse que desejava Alagoas com mais paz para sua filha Maria Luiza; Foi o caso também do reeducando José Jailson, que mostrou que literatura é uma forma de liberdade, escrevendo seu primeiro romance aos 24 anos, dentro do presídio Rubens Quintella.
Quando noticiamos um assalto, estupro, homicídio e, principalmente, violência contra crianças, ficamos tão tristes e indignados quanto vocês, leitores. Mas, também vibramos quando a notícia que vai ao ar é positiva, por isso brindamos a todos com histórias que, muitas vezes, nos fizeram chorar em frente à tela, e com exemplos de pessoas que não esperaram o Natal para fazer o bem.
A todos vocês, o nosso muito obrigado pelo carinho, pela parceria e nossas desculpas pelos momentos que não conseguimos atendê-los como merecem. Desejamos em 2008 “Alagoas com mais paz”.
Equipe Alagoas24Horas.