Pescadores de todo Estado comemoram com festas e cerimônias religiosas, o dia padroeiro da Igreja Católica, São Pedro. Em Maceió e Entremonte, tem procissão, saindo agora à tarde.
Pescadores de todo Estado comemoram com festas e cerimônias religiosas, o dia padroeiro da Igreja Católica, São Pedro. Mesmo nos povoados mais distantes, colônias e comunidades que sobrevivem da pesca, aproveitam o dia de hoje para render algum tipo de homenagem ao santo. Em Maceió, a tradicional procissão de São Pedro tem concentração marcada para às 16h, na praia de Pajuçara.
Na região do Baixo São Francisco, o povoado de Entremontes, a poucos quilômetros de Piranhas, também comemora o São Pedro com uma procissão religiosa. Os barcos descem a foz do velho Chico e retornam ao cais do povoado, num percurso que mobiliza dezenas de fiéis. A saída da procissão está marcada para às 15h, em Entremontes.
No município de Paiçabuçu, hoje é dia de folga, para profissionais da pesca. E na capital, Maceió, pescadores da Lagoa Mundaú, também realizam atividades em comemoração ao dia do padroeiro.
Pela manhã, o pároco da Igreja de São Pedro, no bairro da Ponta Verde, Manoel Henrique, celebrou missa, na Colônia de Pescadores Z-1, da praia de Pajuçara. Mais tarde, homens e mulheres lançam barcos ao mar para o percurso da procissão em homenagem ao santo protetor das viúvas e pescadores.