Categorias: Esporte

Venus Williams vira sobre nº 1 do mundo e é tri em Wimbledon

No duelo norte-americano da final de Wimbledon, vitória de Venus Williams, que bateu a compatriota Lindsay Davenport, número 1 do mundo, de virada neste sábado por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 7-6 (7-4) e 9-7, para conquistar o tricampeonato no Grand Slam britânico.

Uol

Venus conquista seu 1º título de Grand Slam em 4 anos; veja fotos

No duelo norte-americano da final de Wimbledon, vitória de Venus Williams, que bateu a compatriota Lindsay Davenport, número 1 do mundo, de virada neste sábado por 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 7-6 (7-4) e 9-7, para conquistar o tricampeonato no Grand Slam britânico.

Venus havia conquistado o Grand Slam britânico em 2000 e 2001. Em seu primeiro título, a mais velha das irmãs Williams havia derrotado justamente Davenport na decisão. A campeã deste ano foi vice duas vezes, em 2002 e 2003, caindo diante da irmã caçula Serena.

"Tenho que agradecer Deus por estar saudável e por estar com minha família aqui. Você nunca sabe o que a vida lhe reserva", afirmou Venus Williams, em seu emocionado discurso após a vitória.

Jogadoras trocaram elogios ao fim das duas horas e 45 minutos de jogo
Com a vitória, Venus encerra um período sem triunfos em torneios de Grand Slam. A norte-americana não triunfava desde o título no Aberto dos Estados Unidos de 2001.

Por sua vez, apesar da condição de número um do ranking feminino, Lindsay Davenport segue com o jejum em torneios de Grand Slam. A norte-americana não vence desde o Aberto da Austrália de 2000.

O triunfo deste sábado faz com que Williams diminua a desvantagem na história do confronto com Davenport. Esta foi a 13ª vitória da campeã de Wimbledon em 27 confrontos com a compatriota no circuito feminino.

"Lindsay jogou muito bem. Em muitas situações eu tive que me desdobrar para seguir no jogo. Não podia querer jogar melhor", comemorou a campeã. A vice-campeã retribuiu os elogios. "Ela mereceu, com certeza. Todas as vezes em que ficou atrás, respondeu com bolas inacreditáveis e muita luta".

A vitória na grama de Londres também deve melhorar o posicionamento de Venus Williams no ranking feminino. Hoje, a norte-americana ocupa apenas a 16ª colocação na relação.
No segundo set, a número 1 do mundo encontrou muito mais dificuldades, tendo que salvar um set point de Venus no décimo game, quando sacava em desvantagem de 5 a 4.

Mas, depois de sair da posição de desconforto, Davenport reagiu, ao quebrar Williams. Na seqüência, teve a chance de sacar para fechar o jogo.

No entanto, em momento de oscilação, Davenport acabou cedendo a quebra a Venus, que conseguiu levar o set para o tie-break, quando foi mais ousada que cabeça-de-chave número 1 e conseguiu empatar o jogo.

O equilíbrio seguiu no terceiro set, mas só até o sexto game, quando Davenport conseguiu quebrar o serviço de Williams na terceira oportunidade. Mas, logo em seguida, Venus devolveu a quebra.

No décimo game, Venus teve um match point contra em seu serviço, mas conseguiu evitar a quebra da adversária. A igualdade no placar acabou chegando a 6 a 6. Desta forma, como no último set não se permite o desempate em tie-break, a maratona começou.

Mas o esgotamento físico de Davenport, que chegou a ser atendida por fisioterapeutas, impediu que a final se arrastasse por muito tempo. Williams conseguiu quebrar o serviço da adversária no 13º game e em seguida sacou para fechar em 9 a 7.