Categorias: Esporte

Pior defesa, Paysandu não pára o Coritiba

Foram 21 gols sofridos em dez partidas, média superior a dois por jogo. Dono da pior defesa do Campeonato Brasileiro, o Paysandu expôs sua fragilidade neste sábado e perdeu para o Coritiba por 3 a 1 em Curitiba, no estádio Couto Pereira.

Foram 21 gols sofridos em dez partidas, média superior a dois por jogo. Dono da pior defesa do Campeonato Brasileiro, o Paysandu expôs sua fragilidade neste sábado e perdeu para o Coritiba por 3 a 1 em Curitiba, no estádio Couto Pereira.

O resultado mantém a ausência de vitórias do Paysandu longe de casa no Brasileiro 2005. O time paraense fez quatro partidas como visitante nesta temporada e somou apenas um ponto (três derrotas e um empate).

Para o Coritiba, o principal ponto positivo foi a atuação do meia Jackson, que atuou improvisado na ala direita. Foi dele o cruzamento para o segundo gol, marcado por Luiz Carlos Capixaba. E foi dele o terceiro gol, aproveitando passe do estreante Caio.

"Ele tem um potencial muito bom de fazer essa entrada em diagonal e representa uma arma importante nas inversões com os meias. Trabalhamos bastante esta jogada durante a semana e fico feliz por ter dado certo no jogo", contou o treinador Cuca.

Além disso, o resultado positivo diante do Paysandu garante ao Coritiba o terceiro êxito dentro de casa neste Campeonato Brasileiro. Nas nove rodadas iniciais, o time paranaense havia conquistado duas vitórias e duas derrotas atuando como mandante.

Mesmo com esta irregularidade, o Coritiba segue com números favoráveis no estádio Couto Pereira. Nesta temporada, o time paranaense marcou ao menos um gol em cada uma das 33 partidas que realizou dentro de casa.

Neste sábado, aliás, o Coritiba poderia até ter marcado mais vezes. O time paranaense só não construiu um resultado mais dilatado contra o Paysandu porque foi muito lento no meio-campo e exagerou nos toques laterais, sem criatividade.

A defesa dos donos da casa também merece um destaque negativo. Afinal, o Coritiba não sai de campo sem sofrer gols desde o dia 8 de maio, quando venceu o Palmeiras por 1 a 0. Desde então, disputou seis partidas e foi vazado dez vezes.

Com a vitória deste sábado, contudo, o Coritiba se aproximou dos líderes do Campeonato Brasileiro. O time paranaense soma agora 16 pontos e sobe para a quinta colocação do torneio. O Paysandu, em contrapartida, estaciona nos 11 pontos (e na 14ª posição) e perde a chance de se distanciar da zona de rebaixamento para a Série B.

Depois da vitória deste sábado, o Coritiba terá mais de uma semana para se preparar. O próximo compromisso do time paranaense é o clássico contra o Atlético-PR, no domingo, na Arena da Baixada.

"Vamos fazer três partidas seguidas em Curitiba (depois do Atlético-PR, o Coritiba volta a jogar no Couto Pereira contra o Botafogo) e nos comprometemos a conquistar pelo menos sete pontos. Fico feliz porque nós começamos bem essa caminhada", analisou o centroavante Tiago, autor do primeiro gol.

O Paysandu terá um dia a menos para descansar. O time paraense volta a campo no sábado (dia 9 de julho), em Belém, contra o Fortaleza. "Esse é outro aspecto contrário à nossa equipe no Brasileiro. Estamos vivendo um cansaço muito grande por causa do excesso de viagens", lamentou o técnico Paulo Campos.