Médicos alagoanos participam de capacitação destinada a reduzir os índices de doenças e mortes entre crianças. Os grupos foram orientados para a identificação de sinais de doenças como pneumonia e diarréia através dos exames clínicos iniciais.
Com o objetivo de identificar precocemente – a partir do pré-natal realizado nas unidades de saúde municipais – os fatores de risco que levam à mortalidade de recém-nascidos, a Coordenação de Saúde da Criança do Comitê de Saúde da Mulher da SMS encerrou hoje, com o corpo médico do município, a capacitação destinada a reduzir os índices de doenças e mortes entre crianças nessa faixa etária.
Os grupos foram orientados para a identificação de sinais de doenças como pneumonia e diarréia através dos exames clínicos iniciais, mas o acompanhamento se desenvolve em três fases: no estímulo ao pré-natal, na identificação do recém-nascido no parto (classificando-o pelos riscos presumíveis ainda na gravidez) e no acompanhamento do bebê após o nascimento, aumentando suas chances de sobrevida.
Conselhos Gestores
As assistentes sociais que coordenam os trabalhos dos Conselhos Gestores nas unidades de saúde do 2º Distrito Sanitário estiveram reunidas hoje, com a Coordenação de Controle Social da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro Comunitário Dom Adelmo Machado, situado ao lado da Unidade Professor Durval Cortez, no bairro de São Sebastião (antigo Ouricuri). Componentes do Grupo de Referência em Controle Social, as profissionais se reúnem mensalmente para discutir e consolidar o funcionamento dos Conselhos em cada Unidade.