No próximo dia 28 de julho acontece, no Pontal da Barra, o sexto exercício simulado de evasão da comunidade, realizado pelo programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL), Área Braskem.
No próximo dia 28 de julho acontece, no Pontal da Barra, o sexto exercício simulado de evasão da comunidade, realizado pelo programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL), Área Braskem. O objetivo do treinamento é preparar os moradores e as instituições envolvidas (Braskem, órgãos estaduais e municipais das áreas de saúde, segurança e meio ambiente) para uma possível situação de emergência no bairro.
O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Adriano Augusto, e o comandante dos guardas de trânsito, Jefferson dos Santos, participaram, hoje da reunião convocada pelo coordenador local do APELL, Área Braskem, Ten. Cel. Cruz, do Corpo de Bombeiros (GSA), na Colônia de Pescadores do Pontal da Barra. O objetivo foi acertar os detalhes do plano de emergência.
Essa é a primeira vez que os dois órgãos, além da Guarda Municipal, vão participar do simulado de emergência. Segundo Adriano Augusto, para garantir o melhor desempenho no exercício simulado, o Comdec e a Guarda Municipal vão fazer um pré-simulado, no próximo dia 25. O objetivo é verificar se há falhas na operacionalização do plano de emergência para corrigi-las.
O APELL foi criado em 1987, pelo Programa de Meio Ambiente da ONU (UNEP), com a proposta de auxiliar governos na minimização de causas e efeitos de acidentes industriais. Em Alagoas, o programa foi instituído pelo decreto estadual nº 35.748 de 23 de abril de 1993 e é coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar.