Durante esse mês, o hospital está promovendo uma campanha para alertar a população local dos riscos do consumo irresponsável de bebidas alcoólicas e os prejuízos que trazem para os cofres públicos a recuperação e tratamento desses pacientes.
O crescimento dos casos de ocorrências causadas pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas alertam a direção da Unidade de Emergência Armando Lages. Durante esse mês, o hospital está promovendo uma campanha para alertar a população local dos riscos do consumo irresponsável de bebidas alcoólicas e os prejuízos que trazem para os cofres públicos a recuperação e tratamento desses pacientes.
Em 2004, foram registradas 50 lesões corporais, contra 57 este ano. Os casos com arma de fogo subiram de 16, no ano passado, para 27 este ano e as lesões por armas brancas (perfurocortante) saíram de 21 casos em 2004 para 30, em 2005. “A partir do Samu, esses pacientes, que antes morriam por falta de socorro adequado, chegam a U.E. com lesões gravíssimas. Por isso, é necessário que se faça um alerta”, explicou o diretor geral do Armando Lages.
Com relação aos acidentes de trânsito, as estatísticas também são preocupantes. Este ano, nos dias 12 e 13, 23 e 24 e 28 e 29 foram registrados 40 atropelamentos, contra 29 em 2004; 28 acidentes de moto, contra 25 no ano passado. No entanto, quando se trata de capotamento a diferença entre um ano e outro é assustadora. Em 2004, foram registrados três casos de capotamento, contra 53 neste ano.