Categorias: Maceió Saúde

Reunião discute redução de mortalidade materna e neonatal

Obstetras e coordenadores das unidades de saúde do município se reuniram hoje para repassar a nova proposta do Ministério da Saúde em relação à atenção integral à saúde da mulher.

Em mais uma ação de reforço ao Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, o Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram hoje, obstetras e coordenadores das unidades de saúde do município para repassar a nova proposta do Ministério da Saúde em relação à atenção integral à saúde da mulher, definida num seminário sobre o tema realizado no último dia 07, em Brasília.

Na apresentação aos participantes, o coordenador de Ações de Saúde, Francisco Mamede, e outros profissionais que estiveram no evento discorreram, entre outros pontos, sobre as novas atribuições da área técnica em relação ao pré-natal (dando ênfase ao Programa de Humanização do parto e Nascimento – PHPN) e a prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência doméstica e sexual.

Além de reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, a ação tem como objetivo o fortalecimento do controle social dentro dos programas da SMS.