O Ministério da Integração Nacional divulgou hoje nota com a informação de alertas para as defesas civis do Espírito Santo, da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte a fim de preveni-las sobre a possível ocorrência de ondas com até 3 metros em alto-mar
O Ministério da Integração Nacional divulgou hoje informação de alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) para as defesas civis do Espírito Santo, da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte a fim de preveni-las sobre a possível ocorrência de ondas com até 3 metros em alto-mar. Ainda segundo a nota, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Espírito Santo também foi alertada sobre o risco, nesse período, de ressaca no litoral do estado.
"Por causa dessas condições de navegação, a Sedec desaconselha o tráfego de pequenas e médias embarcações. Os órgãos estaduais de defesa civil podem orientar os cidadãos sobre como se protegerem de eventos meteorológicos extremos", diz a nota do ministério.
Ainda segundo o ministério, o objetivo dos alertas é evitar a perda de vidas, reduzir danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos municipais e estaduais.
As informações que orientaram os alertas provêm do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).