Categorias: Maceió

Mobilização pára servidores federais em Alagoas

Funcionários públicos do INSS, Ministério da Saúde e Delegacia Regional do Trabalho protestam, reivindicando a assinatura de um acordo salarial, em frente a praça dos Palmares, no Centro de Maceió.

Alagoas24horas

Manifestantes em greve fazem protesto no prédio dos Palmares

Funcionários públicos do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, Ministério da Saúde e Delegacia Regional do Trabalho protestam, reivindicando a assinatura de um acordo salarial, em frente a praça dos Palmares, no Centro de Maceió.

Desde o dia 2 de junho, os servidores estão em greve, contra o aumento salarial oferecido pelo Ministério do Planejamento, de apenas 0,01%.

O presidente do Sindicato da Previdência, Sindprev, Cícero Loureiro, diz que a categoria reivindica o aumento salarial de 18% e a incorporação de gratificações, já conquistadas, ao salário.

Há dois dias, o Governo Federal ofereceu um reajuste de 47,11%, divididos em seis parcelas, e cinco Delegacias Regionais voltaram a funcionar. O presidente do Sindprev afirma que os servidores do Estado aguardarão a assinatura do acordo. “No ano passado eles prometeram, mas não cumpriram o acordo”, argumenta.

De acordo com Loureiro, os 11 postos do INSS em Alagoas e o Ministério da Saúde ficarão fechados até amanhã. Na segunda-feira, uma assembléia será realizada para avaliar se a greve continua. “Apenas a DRT está obedecendo à determinação judicial e está funcionando com 30% dos servidores”, afirma.

A assessoria da Delegacia informou que esse percentual não é verdadeiro. “Normalmente, eram atendidas 200 pessoas, mas agora são apenas 25 por dia”, relata a assessora de imprensa, Márcia dos Anjos.