Com uma divulgação forte em todo o Brasil e em Portugal, o II Festival Gastronômico de Alagoas promete ser um grande “aquecedor” do turismo alagoano neste mês de agosto.
Com uma divulgação forte em todo o Brasil e em Portugal, o II Festival Gastronômico de Alagoas promete ser um grande “aquecedor” do turismo alagoano neste mês de agosto.
Entre as muitas novidades do Festival este ano e principal meio de divulgação, foi a criação de um “passaporte”, onde o cliente tem a relação dos restaurantes participantes e a cada refeição seu passaporte é carimbado. Ao escolher os pratos do Festival Gastronômico em três restaurantes diferentes, o cliente ganha o livro de receitas. Se consumir seis vezes, a sétima refeição será gratuita, num restaurante a ser escolhido pelo cliente.
Outra inovação do II Festival, será a apresentação de entradas, pratos principais e sobremesas, quando no ano passado apenas os pratos principais concorreram. E não haverá competição este ano. Anteriormente os três primeiros lugares eram premiados.
O jantar de abertura do evento, acontecerá amanhã, no Hotel Ritz Lagoa da Anta e terá toda a sua renda revertida para o Projeto Acolher, que trabalha com a retirada de crianças carentes das ruas e sinais de Maceió. Ao preço de R$ 35,00 pode-se degustar todas as delícias preparadas pelos melhores chefs de Alagoas e ainda exercitar a caridade.
“ No mês de junho, 20% da taxa de turismo arrecadada pelo Maceió Convention foi repassada para o Projeto Acolher, e isso será feito mensalmente, para contribuirmos na aquisição de uma kombi para o projeto. É importante que a sociedade alagoana tome consciência do seu papel social, como essa iniciativa do II Festival Gastronômico” explicou o presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau e da ABIH-AL, Márcio Coelho.
Entre as parcerias deste ano, destaca-se a distribuição de 10.000 passaportes para os portugueses que desembarcarão em Maceió através da Air Luxor e também com a CVC, onde todos os passageiros que comprarem pacotes pra Maceió incluindo café da manhã receberão um jantar de cortesia. E o grande apoiador do evento é o HiperCard, em parceria com o SEBRAE, Secretarias Municipal e Estadual de Turismo, Maceió Convention e Visitors Bureau, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas e ABIH-AL.
Jornalistas de todo o país e de revistas especializadas em culinária estarão em Alagoas para participar do II Festival, entre eles as revistas Gula, Prazeres da Mesa, Alta Gastronomia e os jornais O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo, gerando uma mídia espontânea para Alagoas muito grande em todo o país.
Para o setor turístico, o segundo semestre promete. A liberação de verbas para projetos desenvolvidos pelo trade deve acontecer até setembro, facilitando a realização das ações no setor. Os hoteleiros estão apreensivos com a baixa do dólar, que tem levado os turistas nacionais para viajar ao exterior. Mas isto promete ser compensado com a inauguração do Aeroporto e com os eventos agendados para o Centro Cultural e de Exposições de Maceió.
“ As perspectivas são boas, a partir do momento que tivermos o Centro de Convenções em pleno funcionamento e o aeroporto. A vinda de alguns vôos regulares da TAP está em adiantado estágio de negociações, o que trará grande número de europeus a Maceió e abrirá caminho para muitas outras companhias aéreas fazerem de Alagoas um de seus destinos”, afirma Márcio Coelho.