Encontro discute política de abastecimento das Ceasas

Dirigentes e técnicos das Centrais de Abastecimentos de todo o país iniciam, nesta tarde, no Maceió Mar Hotel, um encontro para discutir experiências sobre a política de abastecimento das Ceasas. O diretor-técnico da central de Alagoas, Eduardo Santa Rita, contou ao Alagoas 24 Horas como está a situação da Ceasa, que comercializa, no Mercado da Produção, mais de 10 mil toneladas de alimentos por mês.

Como funciona a Ceasa?

A Ceasa tem cerca de 700 comerciantes cadastrados que geram em torno de três mil empregos diretos e indiretos, como o dono da venda, o ajudante e o vendedor de lanches, que atua no trabalho informal. Assim, são comercializados produtos hortigranjeiros, a maioria frutas e verduras. O maior problema enfrentado, como ocorre em muitas cidades, é o desperdício de alimentos.

Quais as expectativas para o Encontro Nacional?

A cada dois anos é realizado um encontro, como esse, que discutirá as questões operacionais e técnicas referentes à política de abastecimento das centrais. Esse seminário começará às 15h30 e terminará no sábado. Nesses encontros, são trocadas experiências entre dirigentes das Centrais de Abastecimentos, como o caso de Pernambuco, que mostrará a implantação de um telecentro. Esse é um serviço gratuito que possibilita aos trabalhadores aulas de informática próximas a Ceasa.

Como funciona o Serviço de Informação de Mercado?

É um serviço que possibilita ao consumidor e ao produtor saber o preço de qualquer produto comercializado na Ceasa. Pelo número 0800-3284-9555, qualquer pessoa pode saber a cotação diária dos alimentos.

Como estão as obras para a construção da Ceasa no Tabuleiro?

As obras estão 60% concluídas e a inauguração está prevista para o mês de dezembro ou janeiro. A nova Ceasa será próxima a antiga fábrica Forene e tem uma área quase três vezes maior que a do Centro. Na nova Ceasa, os trabalhadores terão mais condições de fazer vendas por atacado. Hoje em dia, as vendas são mistas, feitas por atacado e varejo, mas com a inauguração, as vendas serão feitas somente por atacado. As vendas em varejo ocorrerão em feiras no Mercado da Produção, Jacintinho e na feira livre do Tabuleiro. Ainda vamos definir outros pontos.

Veja Mais

Deixe um comentário