Rio - A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,25% em julho. Em junho, o índice apontou deflação de 0,02%. A informação foi dada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ICPC é usado pelo governo para fixar as metas inflacionárias.
Rio – A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,25% em julho. Em junho, o índice apontou deflação de 0,02%. A informação foi dada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ICPC é usado pelo governo para fixar as metas inflacionárias.
Com o resultado de julho, o IPCA acumula no ano 3,42%, taxa inferior aos 3,63% registrados no mesmo período de 2004. Também nos últimos 12 meses a inflação acumulada, de 6,57%, ficou abaixo da taxa de 7,27% registrada nos doze meses imediatamente anteriores.
O maior impacto na inflação de julho foi acuasado pelas tarfias de telefonia fixa, que subiram 4,21% em função dos reajustes autorizados. Depois vieram as despesas com combustíveis.