Por meio do programa foram implementadas ações que vão desde a melhoria da qualidade do produto ofertado até a sua inserção no mercado, criando um mesmo nível de competitividade. Dos dez arranjos, quatro já desenvolveram suas marcas.
“Eu sinto a força do programa, o que nos dá mais energia e absoluta certeza de que entramos no estágio da maturidade. Saio convencido que estamos no caminho certo, trabalhando em parceria para o crescimento de milhares de pessoas”. Foi com essas palavras que o vice-governador Luis Abílio celebrou, durante a reunião com parceiros e gestores, os benefícios que o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) tem proporcionado aos empresários e aos micro e pequenos produtores dos diversos municípios alagoanos.
Por meio do programa foram implementadas ações que vão desde a melhoria da qualidade do produto ofertado até a sua inserção no mercado, criando um mesmo nível de competitividade. Dos dez arranjos, quatro já desenvolveram suas marcas. Outro destaque é o trabalho de marketing institucional, realizado pelo governo estadual e Sebrae, que leva à população informações sobre cada arranjo, despertando o nível de importância desta ação no crescimento de Alagoas.
O balanço do primeiro semestre deste ano aponta a evolução da execução do programa. No APL Ovinocaprinocultura, duas indústrias de beneficiamento de leite de cabra serão entregues em breve. No de Apicultura, estão em implantação duas casas de mel, nos municípios de Pão de Açúcar e Olho D’água do Casado. O arranjo da Mandioca comemora a elaboração do Plano de Negócio da Fecularia e Classificadora de Farinha. Algumas casas de farinha receberam melhorias de infra-estrutura.
No APL de Móveis foram realizadas oficinas de capacitação, em parceria com o Senai, buscando melhorar a qualidade do produto na região. Em Piscicultura, está sendo implantada uma Unidade de Beneficiamento de Pescado em Penedo. O APL Cultura em Jaraguá já reuniu cerca de 45 mil pessoas em eventos realizados.
O arranjo de Tecnologia da Informação alcançou a equalização do ICMS com os estados vizinhos. O de Turismo na região da Costa dos Corais desenvolve um trabalho de capacitação com cerca de 400 artesãos, através do Funcred. E o APL de Turismo nas Lagoas prepara o Festival Gastronômico Sabor das Lagoas, de 11 a 20 de novembro, em Massagueira e Barra Nova, com o objetivo de promover a gastronomia alagoana.
Todas as ações desenvolvidas nos arranjos produtivos podem ser acompanhadas através do Sistema de Informação da Gestão Estratégica Voltado para Resultados (Sigeor), no site www.sigeor.sebrae.com.br.
Durante a reunião, o vice-governador recebeu das mãos do secretário executivo de Planejamento e Orçamento, Márcio Pinto, uma série de publicações sobre a economia do Estado. “Esse trabalho representa a recuperação da capacidade de planejar as ações do governo de Alagoas. Antes da gestão do governador Ronaldo Lessa não havia histórico de projetos”, enfatizou Luis Abílio.