A partir do próximo dia 16, a arte popular vai tomar conta da rede estadual de ensino. Neste dia, a Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria Executiva de Educação promove, às 9h, a palestra "A Arte da Cantoria", apresentada pelo violeiro e poeta popular João Procópio.
A partir do próximo dia 16, a arte popular vai tomar conta da rede estadual de ensino. Neste dia, a Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria Executiva de Educação promove, às 9h, a palestra "A Arte da Cantoria", apresentada pelo violeiro e poeta popular João Procópio. A atividade será realizada na escola estadual Maria Rita Lyra (antigo Caic), no Vergel do Lago, e faz parte da programação prevista para o mês do folclore, cuja data oficial é comemorada no dia 22 de agosto.
"Procópio irá repassar seu vasto conhecimento sobre a cantoria de viola, repente e cordel para alunos e professores daquela unidade de ensino", explica o coordenador de Ação Cultural, Ranilson França. Segundo o folclorista, foram programadas diversas atividades durante este mês, buscando incentivar o conhecimento e a valorização das tradições populares do Estado.
A programação possui ainda o objetivo de dar visibilidade às ações desenvolvidas nas escolas estaduais, envolvendo, a exemplo dos folguedos populares e artes plásticas. "É um trabalho sólido que vem sendo desenvolvido pelos nossos agentes culturais, entre eles os mestres do folclore alagoano", ressalta Ranilson.
No dia 17 de agosto, a partir das 9h, na Biblioteca Pública Estadual será realizada uma série de palestras, depoimentos e debates sobre folclore alagoano, com a participação dos mestres dos folguedos. No dia 22, as atividades se concentram no Centro de Educação e Pesquisa Aplicada (Cepa).
Às 9h, serão iniciadas as comemorações do Dia Internacional do Folclore, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. O evento contará com a participação do secretário executivo de Educação, Maurício Quintella, que fará a entrega de 150 troféus às unidades de ensino participantes do I Encontro de Quadrilhas Juninas da Rede Estadual de Ensino.
Às 9h30, no mesmo local, haverá a exposição dos trabalhos produzidos por alunos das escolas estaduais. São pinturas, desenhos e esculturas desenvolvidos no Núcleo de Expressões Artísticas (Nexa/Cepa/SEE). Em seguida, às 10h, apresentam-se os grupos de projeção de folclore formado por alunos de escolas estaduais.
"São sete grupos de coco, guerreiro, reisado, pastoril, ciranda e chegança, oriundos do NEXA e de escolas estaduais como João Morais Cavalcante e Francisco Melo", informa Ranilson.
Enquanto isso, acontece no Núcleo de Cultura Jayme de Altavilla (biblioteca do Cepa) vai estar aberta ao público uma exposição de livros e exibição de vídeos sobre folclore. Nos dia 25 e 26, iniciando às 14h, será realizada na escola estadual Bom Conselho a I Mostra Cultural de Bebedouro, contando oficinas coordenadas por agentes culturais da SEE.