Em dezembro, 25 jovens de escolas estaduais, municipais e particulares de Alagoas estarão em Brasília para discutir a questão do Meio-ambiente. A coordenadora do evento, Walnyce Miranda, falou com exclusividade ao Alagoas 24 Horas sobre a iniciativa dos estudantes em parceria com a Secretaria Executiva de Educação.
Em dezembro, 25 jovens de escolas estaduais, municipais e particulares de Alagoas estarão em Brasília para discutir a questão do Meio-ambiente . A coordenadora do evento, Walnyce Miranda, falou com exclusividade ao Alagoas 24 Horas sobre a iniciativa dos estudantes em parceria com a Secretaria Executiva de Educação.
Tudo começou em 2003, quando a Secretaria de Executiva de Educação e 14 jovens que foram a Brasília para a I Conferência Infanto-juvenil para o Meio ambiente. Ao voltarmos do evento, começamos a construir uma agenda 21 dentro das escolas, com políticas que ajudassem nas questões ambientais, além de criarmos o Conselho de Jovens de Alagoas para o meio ambiente.
As políticas de ação são discutidas entre os jovens e a Secretaria de Educação. Nós nos reunimos, na primeira e na terceira terça-feira de cada mês, para conversarmos sobre os projetos em andamentos e ampliarmos as ações. Em Brasília, a Conferência já havia sentido a necessidade de criação de conselhos para o meio ambiente e qualidade de vida e que isto fosse discutido nas escolas.
A Conferência acontece novamente em Brasília. Desta vez, estamos nos capacitando para trabalharmos quatro temas específicos, que são biodiversidade, mudanças climáticas, segurança alimentar e diversidade étnico racial. Por conta deste último tema é que estamos participando do fórum promovido pelo Núcleo da Identidade Negra, em Alagoas. O encontro, na capital do Brasil, acontece no período de 5 a 9 de dezembro.