O objetivo da caminhada é chamar a atenção da população feminina para a importância do auto-exame das mamas, considerado o mais fácil instrumento para detectar alterações que podem ser sinais de um câncer.
Amanhã, a praia da Pajuçara vai ser palco da caminhada de encerramento da campanha educativa sobre os cuidados com a saúde das mamas, deflagrada no início da semana pela regional alagoana da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). A caminhada está prevista para às 8h30, saindo da Praça Multieventos, e vai ser acompanhada pela Banda de Fanfarra do município de Messias. No percurso vai haver distribuição de material educativo.
O objetivo da caminhada, segundo explica o mastologista José Arnaldo da Silva, presidente da SBM no Estado, é chamar a atenção da população feminina para a importância do auto-exame das mamas, considerado o mais fácil instrumento para detectar alterações que podem ser sinais de um câncer. O câncer de mama é uma das formas mais freqüentes da doença na mulher, mas as probabilidades de cura são grandes e relativamente boas quando diagnosticado precocemente.
A campanha da SBM é realizada em todo o país. Durante a semana, médicos mastologistas em Alagoas intensificaram o atendimento a mulheres e fizeram palestras sobre o tema da campanha (câncer de mama: fique de olho).
“É preciso que as mulheres se conscientizem que através do auto-exame elas conseguem descobrir qualquer alteração nas mamas, como a presença de nódulos benignos quantos malignos, em tempo hábil para que o médico faça o diagnóstico precoce, que é um fator decisivo na cura da doença” enfatiza José Arnaldo.
A recomendação é que o auto-exame das mamas seja feito mensalmente, após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam, como por exemplo, aquelas que já se encontram na menopausa ou as que se submeteram a histerectomia (retirada do útero), ou ainda aquelas que estão amamentando, deve-se escolher um dia do mês e realizar o auto-exame sempre neste dia, mensalmente.
O médico ressalta que, por meio do exame sistemático e periódico das mamas, feito pela própria mulher, é possível surpreender tumores malignos de pequenas dimensões permitindo um tratamento adequado e, conseqüentemente, um bom prognóstico. Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pela própria mulher, palpando suas mamas incidentalmente. Quando isto ocorre, eles já apresentam um tamanho grande, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.
Para esclarecer dúvidas da população em relação ao auto-exame e saúde das mamas, após a caminhada os profissionais da área de saúde passarão toda a manhã e parte da tarde numa tenda montada próximo ao Alagoinhas. No local haverá a distribuição de material educativo e os mastologistas vão ensinar como fazer o auto-exame para as mulheres interessadas.