A TV Escola tem uma importância significativa na construção de uma nova realidade voltada para a melhoria do ensino público.
Os professores e diretores de escolas da secretaria municipal de Educação (Semed) estão participando, nesta segunda e terça-feira, 22 e 23, do curso de capacitação sobre o uso da TV Escola, como nova mídia. Para isso, a técnica do Ministério da Educação (MEC), Simone Medeiros, está realizando palestras com o público-alvo da secretaria.
Segundo a técnica, a TV deve servir de inserção na construção do saber e a educação à distância, como funciona a TV Escola, significa uma integração de mídias, considerado o novo estágio da comunicação.
Na apresentação da palestra “Educação e Tecnologias: Integração de Programas, Projetos e Ações”, Simone Medeiros disse que a educação provoca mudanças nos processos de construção do saber, modo de concepção da escola, interfere na maneira de pensar, formulação e aprendizado do mundo. Segundo ela, a internet deve ser utilizada como um novo instrumento de educação.
Simone afirma ainda que a TV Escola tem uma importância significativa na construção de uma nova realidade voltada para a melhoria do ensino público. “Com a televisão, é preciso criar uma leitura crítica da imagem”, declarou. Ela aproveitou a oportunidade para informar aos professores da Semed a criação de um novo programa do MEC, a partir de outubro, com a finalidade de promover a diversificação das linguagens.
O novo programa federal deve promover a integração das diferentes mídias de ensino e aprendizagem, estímulo a autoria de novas mídias para professores e educadores. O curso deve ser oferecido pela internet com a integração dos participantes em nível nacional através de chats, possibilitando a elaboração e publicação de trabalhos científicos.
O secretário municipal de Educação, Regis Cavalcante, destacou a importância do curso de capacitação ao considerar necessária a integração de todos os setores ligados à educação para garantir a preservação do bem público.