Prédio do Procon é reformado e ampliado

O governador Ronaldo Lessa entrega amanhã, à população, a reforma e ampliação do prédio da Superintendência de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), com o objetivo de oferecer mais conforto e agilidade no atendimento. A solenidade de reinauguração será realizada a partir das 9 horas, na rua Cincinato Pinto, Centro. A entrega das melhorias do órgão acontece na ocasião em que está sendo realizado em Maceió o 26º Encontro Nacional de Procons, feito de três em três meses, em cidades distintas.

De acordo com a superintendente do Procon em Alagoas, Wedna Miranda, com as novas instalações a população ganha em qualidade e estrutura, porque o órgão passa a funcionar com mais 13 computadores, além dos 23 já existentes, e 8 salas, uma vez que antes funcionava com apenas quatro. Paralelo às melhoras, o prédio abrigará também uma Delegacia do Consumidor totalmente reequipada. Para a obra foram utilizados recursos próprios do governo estadual, da ordem de R$ 145 mil.

Conquistas

Segundo Wedna Miranda, entre as principais conquistas do Procon em Alagoas está a credibilidade que o órgão adquiriu junto à população e, até mesmo, com boa parte das empresas reclamadas, uma vez que já procuram orientação para evitar futuros processos. “Mas o grande marco do Procon é, sem dúvida, o salto de qualidade que o governador Ronaldo Lessa ofereceu ao órgão, modernizando toda sua estrutura, com ênfase no respeito ao consumidor”, destacou.

“Hoje, o Procon possui orçamento próprio, virou uma superintendência e já conta com um Conselho de Defesa do Consumidor. Outro ponto fundamental foi a sua total informatização e o crescimento do número de funcionários”, comemora Wedna Miranda.

Em 1999, quando Lessa assumiu, além de funcionar com um número reduzido de pessoas – eram 7 funcionários -, existiam apenas duas salas para atender à demanda, em uma casa localizada no bairro do Trapiche da Barra. “Hoje temos 13 funcionários e ainda contamos com ao apoio de 16 servidores cedidos pela Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimoniais (Carhp) e 21 estagiários de áreas diversas”, informou Wedna Miranda.

Além do prédio-sede, o órgão descentralizou seus serviços com o sistema integrado junto a três Centrais Já de atendimento ao cidadão. Atualmente, possui uma média de demanda de 30 mil atendimentos e reclamações ao ano. “Com toda a reequipação feita pelo governo do Estado e essa nova fase, a expectativa é de que o número de atendimentos cresça ainda mais”, salientou a superintendente, acrescentando que o Procon de Alagoas está entre os principais do país. Em estados politicamente mais fortes e economicamente mais ricos, a exemplo do Ceará e Rio de Janeiro, ainda não existe um serviço parecido com o nosso”, destacou Wedna.

Ela acrescenta que o resultado do trabalho desenvolvido no órgão tem resolvido cerca de 80% dos processos e casos.

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