O ensaísta, poeta e historiador paulista Roberto Guedes de Oliveira profere hoje, às 15h, na Escola Octávio Brandão, no Tabuleiro, a palestra “O Grande Viçosense Octavio Brandão”.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), é voltado para alunos, educadores e moradores da comunidade – uma oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a vida do escritor, jornalista e líder político Otávio Brandão que batiza a unidade de ensino.
Roberto Guedes de Oliveira esteve recentemente em Maceió, lançando o livro “Cartas de Octávio Brandão – Memória”, que reúne uma série de cartas dos arquivos existentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Publicado através da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, este livro foi lançado nacionalmente em maio deste ano, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Segundo o escritor o mais importante “é conscientizar os alunos de que o patrono da sua escola (Otávio Brandão) foi uma das maiores figuras de Alagoas, merecendo, portanto, resgatar-lhe a memória, independente da ideologia que ele abraçou (PCB). Além disso despertar na juventude o amor pela sua terra, trabalhando e enriquecendo o seu patrimônio histórico e cultural”, destacou Roberto Guedes.
O evento faz parte de um trabalho da instituição de resgate da memória de alagoanos importantes na história do país. Busca conscientizar sobre a importância do Octávio Brandão para aqueles que fazem parte da escola na qual é patrono. Após a palestra, haverá um espaço para perguntas seguido de um debate. O secretário municipal de Educação, Regis Cavalcante, e equipe técnica da Semed estarão, também, presentes na palestra.