O Brasil se prepara para uma nova etapa no seu marketing internacional e pelo menos duas ações importantes estão sendo postas em prática esta semana. Equipes da empresa de eventos Evidencia, responsável pela montagem e organização dos estandes brasileiros nas feiras internacionais, ao lado de membros do Comitê dos Jogos Pan-americanos e representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Abav, participam, desde ontem, 28, em Lisboa, de um amplo seminário de capacitação sobre como o Brasil deverá atuar nas próximas 14 feiras do calendário, a partir das diretrizes do Plano Aquarela, que compreende novas e ousadas formas de atendimento ao público e a divulgação da nova Marca Brasil.
O Brasil se prepara para uma nova etapa no seu marketing internacional e pelo menos duas ações importantes estão sendo postas em prática esta semana. Equipes da empresa de eventos Evidencia, responsável pela montagem e organização dos estandes brasileiros nas feiras internacionais, ao lado de membros do Comitê dos Jogos Pan-americanos e representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Abav, participam, desde ontem, 28, em Lisboa, de um amplo seminário de capacitação sobre como o Brasil deverá atuar nas próximas 14 feiras do calendário, a partir das diretrizes do Plano Aquarela, que compreende novas e ousadas formas de atendimento ao público e a divulgação da nova Marca Brasil.
Ao mesmo tempo, começa a atuar em todo o mercado europeu a Brasilmar Marketing e Convenções, empresa criada oficialmente pela FBC&VB na semana passada para gestar essa nova fase da promoção comercial do turismo no exterior e apoiar o trabalho dos Convention Bureaux associados na ampliação de seus negócios no exterior. Instalada durante a visita do presidente João Luiz dos Santos Moreira a Lisboa, a empresa de marketing internacional nasce de uma associação com a empresa de advocacia Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados, com sedes em São Paulo, Brasília e Fortaleza e seu escritório associado em Lisboa e países europeus, Miguel Reis & Associados.
A idéia da parceria com um dos mais reputados escritórios de advocacia da Europa, justifica Moreira, é garantir a rápida expansão das atividades da Brasilmar na Europa, Ásia e outras regiões, ações em que o pleno conhecimento na área jurídica internacional é fundamental. “O turismo precisa ser promovido como negócio, como um dois mais importantes itens de nossa pauta no comércio exterior, por isso a sustentação jurídica e o trânsito internacional são indispensáveis”, comenta.
Por atuar de forma integrada, os escritórios vão dispor de bancos de dados interligando suas bases no Brasil e no exterior o que, segundo Moreira, vai permitir que os processos possam ser facilmente acompanhados pela Federação e pelos seus Convention Bureaux associados e empresas, logo que estas passem a integrar a nova rede de promoção internacional apoiada pela Brasilma, o que ele pretende implantar até o próximo ano. Por enquanto, a Brasilmar vai se concentrar em diagnosticar oportunidades e apoiar a ação dos Escritórios Brasileiros de Turismo, EBTs, postos avançados da Embratur já implantados em Lisboa, Paris, Londres, Frankfurt e Milão, e em vias de ser inaugurado em Madri. “A crescente competitividade no mercado externo nos obriga a ter agilidade e flexibilidade, no que a Brasilmar será uma importante ferramenta de apoio”, defende Moreira, acrescentando que, na medida em que os resultados do Brasil melhoram no exterior, mais o País precisa se preparar para a disputa.
O projeto da criação da Brasilmar foi coordenado pelos advogados Flávio Schegerin Ribeiro, da Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados e consultor Jurídico da FBC&VB, em Brasília, e por Miguel Reis, da Miguel Reis & Associados, em Lisboa. “Com esse sistema, a troca de informações instantâneas entre os escritórios do mundo vai agilizar a evolução dos processos em qualquer das pontas do mercado”, acrescenta Reis. Para Flávio Ribeiro, a Brasilmar nasce com a missão de dar novo impulso nos negócios do turismo no exterior. “Estamos criando uma estratégia de atendimento na área jurídica internacional que poderá ajudar não apenas o turismo, mas todo o comércio exterior brasileiro”, diz ele. Além da promoção do turismo, a Brasilmar também apoiará projetos de investimentos de grupos no Brasil, enquanto orientará eventuais investimentos brasileiros na Europa, diz também Miguel Reis.
A atuação da nova empresa de marketing internacional também será um dos assuntos tratados no seminário de capacitação da Federação e da Embratur iniciado ontem e que ocorre até amanhã, 30, em Lisboa. A intenção do presidente da FBC&VB é que todos os parceiros envolvidos no novo marketing adotado pelo Brasil no exterior estejam informados sobre as estratégias do país para que, nos contatos internacionais possam contar com a Brasilmar na localização de novas oportunidades para o turismo nacional.
Participam do encontro sobre as novas estratégias previstas para este e o próximo semestre nas feiras internacionais, a diretora de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, Jeanine Pires, o diretor de Marketing, Edson Campos, a gerente de Eventos Promocionais, Maria Katavatis e o gerente de Feiras Internacionais da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Elias Borges.